01 agosto 2013

Resenha: As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky

Livro: As Vantagens de Ser Invisível
Autores: Stephen Chbosky
Páginas: 223
Editora: Rocco
Nota: 
Compre: Saraiva - Submarino - Americanas - FNAC
Se você gosta de ouvir os problemas alheios e sente empatia pelos outros, gostaria de lhe apresentar o Charlie. Ele é um adolescente que acabou de receber a notícia que seu melhor amigo se matou, ele também tem seus problemas, mas nada que o levaria a cometer tal atrocidade. Ele gosta de ler e de tirar suas as dúvidas com Bill, seu professor de inglês avançado, que o instruiu a ''participar mais.''
''Nem todo mundo tem uma história triste, Charlie, e mesmo que tivesse, isso não é desculpa.'' Página 38

          Esta atitude, faz com que Charlie conheça Patrick e Sam, dois veteranos muito animados que mostram a vida a Charlie, levando-o para conhecer um lado da juventude que o mesmo nunca imaginaria.
           Não diria que Charlie é um personagem comum dentre os tantos que já conheci (ou li, entendam como quiserem), diria que Charlie é diferente, mas de uma maneira bastante especial. Ele é um adolescente bastante sensível e solitário, que sente-se tocado por qualquer coisa, o que o torna um personagem difícil de esquecer. Sam, Patrick e seu grupo de amigos, ajudam a tocar a história para frente - e a vida de Charlie também - e fazer dela algo terrivelmente tocante. 
Sam batucava com as mãos no volante. Patrick colocou o braço para fora do carro e fazia ondas no ar. E eu fiquei sentado entre os dois. Depois que a música terminou, eu disse uma coisa: ''Eu me sinto infinito.'' Página 43
              Em relação a estrutura em que o livro foi criado, digamos que fez com que me envolvesse mais com a história. Além de o próprio protagonista narrar sua história de vida, ele o faz em forma de cartas, destinada a um ''Querido amigo'' - inexistente até o momento. Durante a leitura cheguei a supor que estava direcionando essas cartas ao seu amigo Michael, que se suicidou, entretanto, agora ao fazer esta resenha, quase dois meses depois da leitura do livro, fiquei imaginando se o querido amigo não somos nós leitores... Acho que Stephen deixou para cada um interpretar essa parte.
              Em relação as cenas decorrentes no livro, muitas situações, o autor deixou por conta do próprio leitor fazer sua interpretação, como já comentei. Muitas cenas são bastante explicitas e outras bastante implícitas e já adianto, o livro, embora pareça, não é infanto-juvenil.
               Em suma, As Vantagens de ser Invisível foi um livro que me deixou sem ar. Na primeira vez que o li, não tinha capitado muitas informações, mas conforme fui fazendo uma conclusão mais aprofundada na história, percebi o quão realista e objetiva ela é, embora, como já disse, o próprio autor tenta ''esconder'' isso no livro. Não pensem que As Vantagens de Ser Invisível, fala somente sobre um garoto solitário e problemático que descobre a amizade, fala exatamente sobre tudo e se você quiser descobrir, compre o livro agora mesmo e comece a fazer sua leitura!
- Charlie, a gente aceita o amor que acha que merece. Página 35

Beijos


4 comentários:

Carolina Inthurn disse...

Parece ser ótimo o livro. Não é nada clichê e a história que envolve os dois nos envolve também!
Beijos

http://estantedasfadas.blogspot.com.br/

Matheus Abreu disse...

Esse livro é muuito demais. Sou apaixonado por ele e pelo Charlie que foi um dos personagens que eu mais me apeguei. Sua resenha está ótima.

http://compulsivebookaholic.blogspot.com.br/

Criticando por aí - Caroline disse...

Meire, eu apenas assisti ao filme e achei ele super f*! Só que como me apaixonei por ele, fiquei com medo de ler o livro - que eu até comprei, mas não li! - e de desapaixonar :C

Beijos,
Caroline.
http://criticandoporai.blogspot.com

Anônimo disse...

Morro de vontade de ler esse livro, não sei porque até hoje não peguei para lê-lo. Já vi o filme e amei, gosto de histórias assim sabe?
Beijos
utopiaincessante.blogspot.com