13 fevereiro 2012

Resenha: Para Sempre Ana - Sérgio Camach

Para Sempre AnaLivro: Para Sempre Ana
Autor: Sérgio Camach
Páginas: 336
Publicação: 2011
INBN: 9788589862516
Editora: Caravansarai
Nota: 

Sinopse: Na mística Três Luzes, o leitor percorre inicialmente três momentos afastados no tempo, onde três homens, de três gerações da família Rigotti, experimentam situações-limite pela influência de uma mesma mulher: Ana. A partir daí, a narrativa o leva a uma instigante viagem, nem sempre linear, entre meados do século XX e o início do XXI, na qual os dramas, o passado, o verdadeiro caráter e os segredos de cada personagem são pouco a pouco desnudados. A trama é conduzida pela busca de Ana e pela busca por Ana, forasteira misteriosa que abala os triluzianos e cuja trajetória se funde à dos demais em uma história carregada de luzes e sombras. A busca de Ana arrebata as emoções; a busca por Ana arrebata os sentidos. E ambas surpreendem. Sempre que tudo parece esclarecido, detalhes antes considerados sem importância provocam uma reviravolta geral na história. Até o último capítulo. Descubra se os mais atordoantes segredos de Três Luzes estão mesmo nos céus ou no fundo da alma de seus moradores.
.................................................................................................................................. 


Ao contrário das demais resenhas já publicadas aqui no blog, tentarei não fazer um resumo sinóptico muito detalhado, pois, qualquer acontecimento narrado por mim poderá ser considerado um grave spoiler, e spoiler é a ultima coisa que queremos.

Logo no inicio da história, somos apresentados a Caio Rigotti, um jovem que embarcou em uma viajem ao distrito Três Luzes a procura de sua mãe Ana, que desapareceu e ninguém sabe onde está. A história começa no ano de 2011 com Caio procurando sua mãe e logo somos regressados ao ano de 2000, 1993 e assim por diante. Resumindo, Para Sempre Ana, é cheio de flashbacks, posso dizer. Tudo para o leitor se situar melhor na história.

Preciso dizer que demorei um pouco a me interessar pela história, pois como citei no segundo parágrafo, a história vem e vai. Em um parágrafo estamos em 1993 e no outro já estamos em 2011 e, se você não prestar a atenção, acaba se confundindo. O que foi o meu caso e que fez com que perdesse pontos comigo. Por causa disso acabei não botando muita fé na história, mesmo com um monte de resenhas super positivas em relação à Para Sempre Ana. Preciso dizer que me surpreendi?
                                                                  
Para Sempre Ana é um livro muito intrigante, misterioso e isso motiva o leitor a ler e ler mais e mais. Um livro que a cada novo paragrafo que te deixa surpreso. Nessa história não conhecemos somente o lado de Ana, a personagem principal, mas sim, conhecemos a história de cada um a sua volta, e esse foi o diferencial do livro. O ambiente que o autor cria, é uma coisa maravilhosa, que até hoje não vi em nenhum outro livro, o mistério criado, o romance são simplesmente maravilhosos. E uma coisa que achei bastante interessante foi a realidade usada na forma de criar o distrito de Três Luzes, pois moro em cidade pequena e sei como as pessoas tratam os recém chegados, as fofocas, as intrigas e da mesma forma que é aqui, em Três Luzes também é.

A escrita de Sérgio Camach é algo que não dispenso elogios, o autor narra de uma maneira única, embora seja bastante detalhada, não se torna cansativa e nem mesmo deixa o leitor boiando. Uma narrativa simplesmente impecável e cheia de acontecimentos.

As personagens são adoráveis. Logo de cara amei Carlos e não fui com a cara de Ana. Não entendia os motivos dela e fui jogando mil pedras na pobre coitada, para depois se transformar em mil sorrisinhos dizendo: ‘’Você é uma fofa!’’ E preciso dizer: nunca vi personagens tão reais quanto os de Para Sempre Ana, o autor conseguiu colocar personalidades tão reais que poderia até dizer que conheço pessoas iguais a elas.

Para ler Para Sempre Ana, apenas digo ao leitor, preste bem a atenção e não julgue antes da hora, pois assim como eu, quem fizer isso vai acabar se arrependendo amargamente. Você admirado e depois conhece o outro lado da moeda e sério, isso é algo que surpreende. Em suma, Para Sempre Ana é um livro maravilhoso, um livro que eu amei muito e só dei quatro estrelas por não conseguir me prender totalmente, fora isso, só tenho elogios.

Sério Camach está de parabéns.

Beijos!

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu estou lendo esse livro e nos dois primeiros capitulos eu ainda estava confusa, mas já me situei e estou "devorando" a história. Não vejo a hora de entender esse mistério todo e poder rasgar bastante seda pro Sérgio (eu espero!!)

comenta?
jeito-inedito.blogspot.com

Criticando por aí - Caroline disse...

Meire, ótima resenha! Gosto desse tipo de livro que nos 'enganam', que nos fazem pensar algo e no fim é outra coisa completamente diferente! rs


Beijos,
Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com - espero sua visitinha lá, hein!

Aione Simões disse...

O livro surpreende mesmo, né Meire?
Foi um dos melhores que li esse ano e me apaixonei completamente por ele, entrei de cabeça na história logo no começo e essas idas e vindas só fizeram com que eu me prendesse ainda mais à história, pra não deixar nada passar!
Como você, eu também não tinha ido com a cara da Ana, ai depois tudo mudou hehe!
Realmente não tem como falar da história sem dar spoiler!
Beijão!

Just Livros disse...

ainda não conheia esse livro mas agora fiquei curiosa pra ler. vou procurar pra comprar. obg pela dica ;)


Passa no meu blog? Tem Promoção
http://just-livros.blogspot.com/

Beatriz Gosmin disse...

Este é um livro que eu estou curiosa pra saber mais sobre a história!

Só vejo resenhas ótimas que comentam muito bem da história, agora quero ler!

beijos
Bia | www.livroseatitudes.blogspot.com

HONORATO, Sandro. disse...

Olá :)
Excelente resenha *-*
A história é muito linda mesma,cheia de reviravoltas....
Meus parabéns ao Sergio pelo livro :)

Beijos e cuide-se
________________________
RIMAS DO PRETO