12 dezembro 2011

Resenha: Amazônia Um Caminho para o Sonho

 Livro: Amazônia - Um Caminho para o Sonho
Autora: M.C. Jachnkee
Editora: Nova Letra
Páginas: 274

Sinopse: Em "Amazônia- um caminho para o sonho", os personagens são de Ascurra e em busca de uma mudança na vida, partem para a maior Floresta Tropical Úmida do Mundo. Da majestosa Manaus dos Barões da borracha, passando pela festeira Parintins, subindo o rio Tapajós ao encontro de Fordlândia- a cidade americana construída em meio à selva até a Belém dos índios Tupinambás que observaram a chegada dos conquistadores na Baía. Eles precisarão se adaptar e encarar realidades diferentes. Irão conhecer muito dos pontos turísticos e também da história da região norte do Brasil. É um livro que traz muita informação histórica e de uma maneira sutil vai-se apresentando os personagens e a trama.
....
Nesse romance contado em terceira pessoa, somos apresentados a cinco sulistas muito simpáticos por sinal: Daniel, Rafaela, Joana, Ana Carolina e Camila. Cada um foi para a Amazônia em busca de um ideal, em especial Rafaela que é a protagonista da história em busca de inspiração ao seu livro. Esses cinco amigos, viajam Amazônia adentro em busca de novos conhecimentos e saber mais sobre a cultura dos povos. Mas não pensem que não passam de turistas. Eles são viajantes e juntos vão descobrir coisas que você jamais pensou que descobririam.

Preciso primeiramente dizer a Marli, a autora do livro, que você está de parabéns. Quem assistiu ao Na Minha Caixa do Correio #5 ou mesmo viu meu post de Essa Semana... #3 viu o quanto que gostei desse livro. Marli Carmen nos apresenta personagens magníficos que é quase impossível não se apaixonar por eles. Daniel que acabou me conquistando, Rafaela que me mostrou o quão bom é acreditar nos nossos sonhos e ideais, Joana que me mostrou que dá para ser inteligente sem ser chata, Ana Carolina que mostrou-me como ser forte e Camila que me ensinou a manter o bom-humor mesmo nas horas mais dificeis.

O livro, posso dizer, é uma verdadeira aula de história. Aprendi coisas sobre a Amazônia que JAMAIS, repito, jamais imaginaria. Soube mais sobre os povos e posso até dizer, o que para mim é uma vergonha, enxerguei Manaus de uma outra forma, sem ser constituída só de índios e floresta. Em certo ponto pensei até em emprestar meu livro a minha querida professora de história, pois quem sabe assim, ela nos ensine a história do Brasil de uma forma mais divertida e ampla.

   Ao contrário do que muitos insistiam em acreditar, em Manaus não haviam índios com flechas envenenadas   prontos para atacar os invasores, nem o poderoso jacaré-açu [...] Não, não havia jacarés andando pelas ruas! O lugar havia simplesmente se transformado desde a chegada dos colonizadores europeus e contava com uma população de aproximadamente 1,5 milhões. Muita gente para pouca oportunidade. Amazônia Um Caminho Para o Soho - página. 34

Voltando em relação aos personagens quero falar em especial sobre Rafaela, que mesmo não sendo declarada protagonista do livro, ela tem um papel bastante importante nessa história. Rafaela está escrevendo um livro e precisa de inspiração para sua história. Em várias vezes pensa até em desistir por não conseguir inspiração, mas motivada por seus amigos, continua seguindo em direção aos seus sonhos. Preciso dizer que em muitas partes vi a própria Marli no papel de Rafaela e deixo uma pergunta no ar: ''Marli essa personagem foi inspirada em você?''

O único ponto negativo que achei foi que, em certas partes os personagens pareciam uma enciclopédia ambulante, sabiam sobre tudo. E isso muitas vezes acabou me confundindo um pouco em relação ao que estavam falando. Fora isso, adorei a obra da Marli e a oportunidade de nos fazer conhecer mais sobre a Amazônia. Pois ela bem que podia fazer um enredo em São Paulo, mas escolheu a Amazônia, o que achei bastante interessante.

O que achei mais legal nessa história toda é que a própria autora viajou para a Amazônia para conhecer mais sobre os nortistas e assim poder relatar tudo no livro. Com isso, em algumas vezes fiquei me perguntando se aquelas aventuras foi a própria autora vivenciou. rs

Uma obra que merece ser lida, que traz muito conhecimento consigo e lições importantíssimas.
Nota: 

Beijão

10 comentários:

Marli Carmen disse...

Oi Meire, primeiramente amei a resenha!!!! Muito obrigada, querida!!!
Bem, a personagem Rafaela não foi inspirada em mim....acabou sendo uma escritora, apenas para dividir com o leitor, ms foi meio inconsciente. Não foi proposital, sabe...
Poxa, agora vc me chamou de "inciclopédia ambulante"..rsrsrss, pois quando falo do norte ou dos Andes acabo sendo como eles, já que conheço do assunto me empolgo..hehehehehe
Quer ver os avós como sabem.... meu avô é uma enciclopédia ....hehehe
Ah, as aventuras não vivenciei não...a minha viagem foi mais para coletar dados....claro que um pouco da experiência...aí sim. Bem, infelizmente nao tinha um Daniel comigo hehehehe
Beijinhos Meire.
ameeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiii

Andressa Tomaz disse...

Oi Meire!
Muito legal sua resenha, ainda não tinha lido nenhuma sobre o livro e vou confessar que essa capa não me atraiu muito.
Realmente, super legal da autora ir até lá conhecer. A realidade é diferente de quando você apena lê nos livros e deve ficar mais fácil relatar a história.

Beijos!

Unknown disse...

Mande uma foto do local onde guardas seus livros e concorra a um exemplar de "Fantasmas do século XX"
www.Imaginayre.blogspot.com

Jacqueline Braga disse...

Esse livro parece ser ótimo, em especial por se passar na Amazônia né, que é linda de viver.
Adoro livros que passam lições e deixam o leitor pensando.
bjos

Jack
www.mybooklit.blogspot.com

Luana Feres disse...

Oi, Meire. :)
Assim como a Andressa, achei que a capa não chama muito atenção. Mas achei interessante a proposta de disseminar a cultura Amazonica. Nem sempre prestamos atenção nela, não é? Boa sua resenha..

Beijos

Fernanda Araújo disse...

Eu não gosto muito quando os personagens são "inciclopédias ambulantes" , prefiro as notas de rodapé, assim ler quem quer, rs.
Parabéns pela resenha, flor.
bjs

Aione Simões disse...

Oi Meire!
É tão bom quando gostamos tanto de um livro né?
Melhor ainda quando aprendemos com ele, muito legal saber que ele tem bastante conteúdo!
Na maioria das vezes também enxergo relação entre o peronagem e o autor!
Beijão!

Gil_Effy disse...

OI Meire!

Quando há um plano de fundo na história que possa acrescentar em ns conhecimentos e ótimo, pois além de ter o prazer da leitura ainda aprendemos..Deve ter sido muito legal para a autora viajar, conhecer de perto, tanta cultura..Não conhecia o livro.

Beijos :D

Unknown disse...

Oi Meire, não conhecia esse livro ainda, mas pelo que li nessa ótima resenha, ele parece ser bem legal. Não é um livro que compraria ou estaria ansioso para ler, mas chamou minha atenção =]

http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

Cleide disse...

maravilhosa resenha...
A marli fez uma maravilhosa obra...
Parabéns...