22 setembro 2011

Resenha: Querido John - Nicholas Sparks

Querido John

Livro: Querido John
Autor: Nicholas Sparks
Publicação: 2011
Páginas: 223 (versão pocket)
Editora: Novo Conceito 
Compre: Sairaiva
              Livraria Cultura









Sinopse: Querido John narra a história de um jovem soldado americano, John, que se apaixona por Savannah uma estudante conservadora. Quando Savannah Lynn Curtis entra em sua vida, John Tyree sabe que está pronto para começar de novo. Ele, um jovem rebelde, se alista no exército logo após terminar a escola, sem saber o que faria de sua vida. Então, durante sua licença, ele conhece Savannah, a garota de seus sonhos. 
A atração mútua cresce rapidamente e logo transforma-se em um tipo de amor que faz com que Savannah jure esperá-lo concluir seus deveres militares. Mas ninguém pôde prever que os atentados de 11 de Setembro pudessem mudar o 
mundo todo. E como muitos homens e mulheres corajosos,John deveria escolher entre seu amor por Savannah e seu país. Agora, quando ele finalmente retorna para Carolina do Norte, John descobre como o amor pode nos transformar de uma forma que jamais poderíamos imaginar.

......

Querido John era um livro muito esperado por mim, e quando eu comprei ele não contive minha alegria e espalhei para meio mundo que eu iria ler Querido John. Antes de começar a ler o livro eu já sabia que iria chorar muito, se tratando do livro ser escrito por um autor como Nicholas Sparks que parece que ama ver as pessoas chorando. rs
O livro começa com a seguinte frase:

''O que significa amar verdadeiramente uma pessoa?''

E a partir daí John começa a contar sua história de vida, seu desentendimento com o pai - que é apaixonado por moedas - e como se alistou no exército. John que nunca conheceu a mãe viveu sua vida toda sem ter uma demonstração de afeto do pai.
Em uma de suas licenças John resolve visitar o pai e acaba conhecendo Savannah Lynn Curtis por quem  desenvolve uma paixão. São duas semanas de licença e John quer aproveitar todo esse tempo com a mulher de sua vida e antes de voltar para o exercito John combina com Savannah de sempre se comunicar através de cartas.


        ''Sim vai ser difícil, mas o tempo passa rápido. Vamos nos reencontrar. Eu sei. Eu sinto.''             

Querido John é um livro muito lindo, você começa o livro já com um final em sua cabeça e ao terminar o livro você fica de boca aberta.
Uma coisa que eu gostei no livro foi que Nicholas conseguiu falar sobre o Autismo, sobre a Sindrome de Asperger e como funciona (mais ou menos) a equinoterapia de uma forma que te faz entender realmente como funciona e como tratar as pessoas que esse tipo de necessidade especial.
Em certas partes confesso que ficava morrendo de raiva de John, quando não tomava certas atitudes ou quando ele retratava o que aconteceu com ele e seu pai Sr. Tyree. Fora isso chorei bastante, o que já era de se esperar.
               ''Aprendi que amar não significa estar junto, mas sim querer ver a pessoa feliz,  mesmo que isso custe a sua felicidade.''                                                                               
Querido John foi o primeiro livro que li do autor Nicholas Sparks, eu já tinha assistido alguns filmes que se originaram de seus livros (Um amor para Recordar, Diário de uma paixão) e já esperava que esse livro iria me surpreender.
Gostei de sua narrativa, embora eu ache que não há pessoas que falam como John e Savannah. Quanto a capa (que é a mesma do filme) não curti bastante, embora a foto seja linda. Veja bem Savannah no livro é morena e no capa/filme ela é loira. 
......

Um livro que vale muito a pena ser lido, eu indico.

Nota: ***** (quatro)

Beijos

4 comentários:

Amanda Cristina disse...

Aaah! Alguém realmente reparou na mesma coisa que eu: Savannah é loira na capa! Quando Nicholas fez a descrição de John vendo duas garotas: uma loira e uma morena, pensei: "Taí, a loirinha que vai ficar com ele, mas porque está ressaltando tantas qualidades da morena? :o"
Enfim, amei sua resenha! Mas não me emocionei com este livro, sério.
Achei a história boa (escritor por Sparks até OI é bom! kk'), mas sei lá, fiquei com muita raiva de Savannah! >.<''


Beijinhos, ❤
www.primeiro-livro.com

Aione Simões disse...

Oi Meireane!
Claro que pode me chamar de Mi, fique a vontade!
Querido John também foi minha primeira leitura do Nicholas e, como você, fiquei confusa sobre a Savannah do filme e a do livro!
De qualquer forma, apesar dos diálogos serem mesmo diferentes das falas habituais, acho-os bem escritos e não tenho a sensação de serem artificiais, como as vezes acontece!
É uma linda história ^^
Beijão!

Unknown disse...

Todas as resenhas que leio sempre são boas sobre esse livro, como qualquer um do Sparks, esse ta proximo para mim ler, parabens mesmo pela resenha e todo conteudo do blog...

bjos

Philip Rangel- Entrando Numa Fria

Jéssica Curto disse...

Bem, li este livro faz mais ou menos um mês. Nunca tinha lido nenhum livro do Sparks antes, confesso que quando o encontrei na prateleira da biblioteca me encantei pela capa, o que é um erro, mas de qualquer forma, levei e li.
De fato, a capa está errada, mas, devo dizer que li este livro em exatos quatro dias, não posso dizer que não gostei, mas fiquei com uma expectativa maior do que deveria.
Logo depois que terminei o livro, no mesmo dia, fui ver o filme, e sinceramente, achei o filme muito ruim perto do livro, existem falhas imensas!!!
O livro no modo geral é agradável, mas o final me irritou, e diferente Meireane, não ficava com raiva do John, e sim da Savannah, imensamente dela!
Devo dizer que abriu muito meus olhos para aqueles que resolvem se dedicar a vida do exército, e os livros sempre acabam ensinando de uma forma ou de outra, mas de 0 a 10 este livro para mim merecia 7.
Talvez eu seja critica demais... Sei lá.
Mas gostei da sua resenha, para quem nunca leu, certamente ela traz uma vontade de querer ler xD isso é excelente, e você deveria ganhar dinheiro com isso menina rsrsrs
Beijos,

Jéssica

http://jessicacurto.blogspot.com