09 julho 2012

Resenha: Marta - Breno Melo (Book Tour)

Livro: Marta
Autores: Breno Melo
Páginas: 215
ISBN: 9788580130140     
Editora: Schoba
Nota: 
Leia aqui a Sinopse.

Marta é uma garota que assim como muitas outras, tenta viver uma história de amor inesquecível, a sua própria história de amor, porém, Marta sofre de um distúrbio muito falado nos dias de hoje: a bipolaridade.
Aprenderia cedo que sonhar (ou amar, essa outra palavras tão doce) às vezes resulta em decepções amargas. Marta - Página 24
Recebi Marta através de um book tour promovido pela Aione do Minha Vida Literária, e desde já quero agradece-la por me convidar para ler esse ótimo livro, que até o momento não tinha despertado intensamente a minha curiosidade. Quero dizer também que foi o meu primeiro book tour e desde já digo, tive experiencias ótimas.
             O livro Marta escrito pelo autor Breno Melo, nos leva a vida de uma adolescente diagnosticada com Bipolaridade Tipo I. Ao contrário do que imaginava, o livro não é narrado sob o ponto de vista da protagonista e sim, pelo ponto de vista de um psiquiatra que busca produzir a literatura leiga, ou seja, deseja mostrar ao mundo o que é afinal a bipolaridade.
            Uma coisa que achei interessante em Marta e que acho importante citar é que, logo no prólogo, somos avisados que o livro pode ser lido sob quatro perspectivas, a popular - para todos, a médica; a filosófica e a pessoal - para pessoas bipolares e que convivem com essas pessoas.  Achei um meio de nos fazer refletir mais sobre a história da vida de Marta e abranger nossa leitura, de modo que abrisse nossa mente para que possamos ler sobre essas perspectivas. No entando, o que achei de mais interessante na obra é que, em determinados momentos, o autor (não Breno e sim o velho psiquiatra) deixa de narrar os fatos e passa a conversar com o leitor, em diversas situações quando fazia referencia a outra cultura ou coisas que não estão muito explicitas no livro, o autor da uma pausa na vida de Marta para colocar o leitor por dentro dos fatos ali citados, como que se preocupa-se com o que o leitor está achando e/ou sentindo.
            Se tem uma coisa que eu busco nos livros em geral, são características das personagens que me provem que eles são sim reais - mesmo estando presas dentro de um amontoados de letras -, tento acreditar que a história aconteceu realmente para que eu consiga de uma maneira só minha, entender o livro e poder critica-lo (de forma boa e/ou ruim). A leitura de Marta conseguiu me convencer e terminei a leitura com um gostinho de quero mais. As personagens são encantadoras e a narrativa é ótima.
          Em suma, Marta foi um livro que me surpreendeu bastante, além de se tratar de um assunto interessante (na minha opinião) que é a bipolaridade, o autor (não o velho e sim o Breno) conseguiu superar as minhas expectativas.

7 comentários:

Aione Simões disse...

Oi Meire!
Fico muito feliz que o livro tenha sido uma boa leitura pra você, que tenha conseguido te convencer e sido uma leitura interessante!
Eu também gostei muito de Marta :D
Beijão!

Anônimo disse...

Agora fiquei curiosa! Jamais li algum livro com personagens bipolares e sou bem curiosa para saber, de fato, como a doença atua/interfere na vida das pessoas. Adicionei à lista de leitura, sério mesmo, quero muito ler!

Escondidos No Livro disse...

Olá migucha!!! Eu não conhecia o autor e nem o livro, mas falar de bipolaridade, é um tema bem legal...
Muito interessante =)

Beijos, Lucas
ESCONDIDOS NO LIVRO!
http://escondidosnolivro.blogspot.com.br

Paloma Viricio disse...

Olá Flor! Gostei muito da sua resenha. Não conhecia o livro, mas confesso que o tema bipolaridade me interessaria bastante tbm! Te seguindo aqui!
Beijocas!
http://palomaviricio.blogspot.com.br

Unknown disse...

Oi (:
Fiquei super interessada no livro, são bons comentários em torno dele. Com relação à está ótima.
Beijos :*
Natalia Vieira
ELL -> Entre Livros e Livros. http://www.musicaselivros.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Oi (:
Fiquei super interessada no livro, são bons comentários em torno dele. Com relação à está ótima.

Beijos :*
Natalia Vieira
ELL -> Entre Livros e Livros. http://www.musicaselivros.blogspot.com.br/

Gil_Effy disse...

Oi Meire!

As vezes mesmo fictício queremos fazer os personagens os mais reais possíveis. Não vejo muitos livros com essa temática. Essas quatro perspectivas, bem interessante, dá pra atrair por diversas as formas.

Beijos :D