11 julho 2012

Resenha: Garotas de Vidro - Laurie Halse Anderson

Livro: Garotas de Vidro
Autores: Laurie Halse Anderson
Páginas: 240
ISBN: 9788581630076    
Editora: Novo Conceito
Nota: 
Leia aqui a Sinopse.


Pouco antes de uma briga, Lia e Cassie eram amigas inseparáveis, do tipo que faziam tudo juntas, até mesmo compartilhavam de uma aposta, onde vencia quem ficasse com o corpo mais magro. O que antes era uma aposta, virou um tormento na vida dessas adolescentes. Durante uma manhã, Lia descobre que Cassie está morta, e agora mas do que nunca, Lia precisará se livrar de suas alucinações e especialmente, o seu vicio pela magreza. 
[...] Nós nos transformamos nas garotas geladas e, quando ela tentou ir embora, eu a puxei de volta para a neve porque estava com medo de ficar sozinha. Página 98.
           Garotas de Vidro pode entrar na categoria de psicológicos uma vez que conhecemos o drama da vida de uma adolescente anoréxica e seu vicio pela magreza.
           Narrado em primeira pessoa por Lia, acompanhamos o tormento que se transforma a vida dessa adolescente. Uma jovem que fica literalmente perturbada com a morte da ex melhor amiga, principalmente por ter recebido 33 ligações da mesma antes de sua morte. Lia terá que se livrar de seu vicio compulsivo em ter um corpo mais magro e se livrar do fantasma de Cassie, que te assombra. 
Durante o livro, vemos as alucinações e seu dilema de ''comer ou não comer'', e de certa forma, durante a leitura tentei até entender Lia, entretanto, é tão fácil julgar as atitudes das pessoas, que mesmo lendo um livro não pude deixar de querer entrar nas páginas e falar para Lia sair daquela vida. 
          A narrativa de Laurie é forma envolvente, ela consegue narrar os fatos de uma forma única, com tantos detalhes que é capaz de te colocar dentro do livro. Foi mais uma autora que me fez sentir na pele o drama da personagem.
As personagens foram muito bem construídas, Lia é uma garota com sérios problemas, ela sofre com a separação de seus pais e se sente muito culpada pela morte de sua antiga melhor amiga, Cassie. Os pais de Lia, me irritaram muitas vezes por não tomarem consciência do que Lia estava fazendo, e a irmãzinha de Lia é um fofa.
Garotas de Vidro foi um livro maravilhoso, que me deixou literalmente perturbada, as atitudes tomadas por Lia, o seu relacionamento com a mãe, a falta de atenção da madrasta e do pai, me fizeram explodir de sentimentos por esse livro. Sentimentos ora bons, ora ruins. Garotas de Vidro é um livro marcante e, sinceramente não indico para quem tem problemas com romances psicológicos, uma vez que, como já comentei, o livro todo gira em torno da luta de Lia com sua própria mente.
Em suma, gostei bastante do livro, a narrativa, o enredo me fizeram ter a certeza que Garotas de Vidro é sim, um livro super bom, entretanto, senti falta de um romance na história e deixo isso como o único ponto negativo. No mais, Garotas de Vidro é um livro que vale muito a pena ser lido.


Book Trailer

8 comentários:

Marli Carmen disse...

Parece legal...gostei muito da resenha..beijinhos
http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Curto livros que tenham uma sondagem psicológica, mas não sei se esse me agradou de verdade... Quem sabe eu lendo? Muito boa sua resenha. (:

http://eppifania.blogspot.com/

Criticando por aí - Caroline disse...

Minha irmã está louca pra ler, mas sempre fico achando que não é tãaao bom e daí nunca compramos. Mas porque nao arriscar? Gostei da resenha rs


Beijos,
Caroline, do http//criticandoporai.blogspot.com

Brubs. disse...

Assim como eu disse na minha resenha, sou suspeita em falar de livros que esse tipo de tema...Eu amei o livro :)
E otima resenha :)
Parabéns
Beijos
Bruna-Livros de Cabeceira

Unknown disse...

Já li esse livro e gostei muito, achei um tanto profundo e realista, pois várias garotas com certeza passam por isso. Mas gostei da forma que a autora escreve a história, da para sentir o sofrimento de Lia em nossa pele, muito legal isso. Gostei da sua resenha.

Abraços
http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

Paloma Viricio disse...

Também li esse livro e gostei demais! A capa é linda, diagramação perfeita. Pode ser uma ficção, mas conta bem o comportamento das meninas que sofrem disso na realidade!
Beijocas!
http://palomaviricio.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Nossa, vontade de pegar ele na estante agora! Mas não estou preparada ainda para ler um livro tão marcante. Preciso estar em uma época onde sinto que falta "alguma coisa" e aí eu sei o que é que falta: uma história bem, bem marcante! AMEI A CARTA, OS MARCADORES, TUDO! Depois vou tirar umas fotos e colocar no Facebook para todos morrerem de inveja! Sério, MUITO obrigada Meire! Beijãaaaaaao!

Unknown disse...

No início eu fiquei bem interessado nesse livro pelo tema dele, anorexia e bulimia são temas poucos explorados na literatura (na minha opinião), depois que eu fui descobrindo mais sobre o livro eu fiquei descobri que a autora se baseou em casos reais para construir o enredo do livro, o que na minha visão vai dar muito mais credibilidade para ela quando eu lê-lo.
Boa resenha.
Abraços.

http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/