23 abril 2012

Resenha: Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Livro: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Páginas: 397
Publicação: 2010
ISBN: 9788579800245
Editora: Rocco
Nota:  

Jogos Vorazes, como todos devem saber, faz parte de uma trilogia criada pela autora Suzanne Collins, trilogia que teve seus direitos vendidos para adaptações, onde recentemente já foi lançado o primeiro filme, com o mesmo nome do livro: Jogos Vorazes.

Para dar uma boa resumida, Jogos Vorazes é um Reality Show criado pela Capital - a capital seria hoje como aquele lugar onde governam e fazem o que querem da gente - com o intuito de garantir o respeito entre os distritos, que agora formam a país Panem (ou seja, o que sobrou da America do Norte). Os participantes do jogo são adolescentes de 12 a 18 anos, que são levados a uma arena para lutarem até a morte.
Sendo narrado em primeira pessoa sob o ponto de vista de Katniss, a acompanhamos em sua luta de sobrevivência na arena dos Jogos Vorazes.
Jogos Vorazes foi o primeiro livro distópico que li, não conhecendo muito do gênero esperava uma grande obra, até por seus inúmeros fãs sempre elogiando. Não me arrependi e me surpreendi.
A trama que Collins cria é envolvente, um misto de aventura ,  macabrismo e romance, com personagens fortes e difíceis de esquecer.
No geral, a sua forma de escrever me foi que mais me chamou atenção desde o inicio na trama, claro que adorei as personagens e as achei bem construídas, entretanto, sua narrativa foi, para mim, a melhor coisa do livro. Suzanne usa e abusa de detalhes para compor o enredo, entretanto, sem se tornar enjoativo e de difícil compreensão. 
 Achei interessante a originalidade da autora em criar vários fatos para compor situações na arena, a forma que a Capital comanda tudo e tenta dar uma agitada naqueles jogos. Achei em certo ponto, tão... real. Pois se pararmos para pensar, não vivemos com a tal ''liberdade de expressão'', vivemos sob a guarda dos caras lá. Jogos Vorazes, não é um simples livro distópico com uma mocinha, não, há toda uma filosofia por trás daquelas 397 folhas, acredite.
No mais, achei de longe tudo perfeito, os personagem, o enredo, a narrativa, tudo! Até mesmo as atitudes tontas de nossa querida personagem principal.
                Indico o livro para os jovens e adultos e, principalmente, quem esta começando a ganhar gosto pela leitura. Afinal, em minha opinião,  Jogos Vorazes é um ótimo livro para quem ainda não gosta de ler. 

4 comentários:

Jacqueline Braga disse...

Oi Meire linda
JV não foi o primeiro distópico que li, mas foi através dele que passei a me apaixonar pelo gênero.
Apesar de ter achado a Katniss uma chata rs gostei muito da forma como a autora abordou os distritos e os jogos em si. O livro é meio sangrento e acho que foi isso que me conquistou, pois se a história tem várias mortes eu já quero ler (macabro, eu sei)
Amei a resenha
bjos

Kimberlly de Moraes disse...

Ai ai, eu e minha novela com JV. Acho que não é segredo que eu não curto, né? Não consigo enxergar o que os outros acham tão legal nele. Mesmo assim eu ainda gosto de ler as resenhas positivas. É como se essa fosse a defesa e eu fosse responsável pela acusação rs. Parabéns pela resenha, Meire.
Beijos,
Kim.
http://amoressobrenaturais.blogspot.com.br/

Jeniffer Yara disse...

Minha primeira distopia foi Estilhaça-me, e amei! Espero poder ler essa trilogia em breve, vejo muitas blogueiras resenhando e falando bem do livro, a fama não é uma propaganda enganosa mesmo! rs

Beijos
Meu outro lado

Marli Carmen disse...

Meire..esse livro está sendo super bem comentado!!!


P.S: O artista Júnior Menezes fez o novo banner para o blog.
http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com.br/
Você já conferiu? Deixe sua opinião lá no blog...
Beijos e ótimo final de semana.
Marli