26 março 2012

Resenha: Um Mundo Brilhante - T. Greenwood

Um Mundo BrilhanteLivro: Um Mundo Brilhante
Autora: Tammy Greenwood
Páginas: 336
Publicação: 2012
ISBN: 9788563219411
Editora: Novo Conceito
Nota: 
Sinopse: Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato. Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática. Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu. Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos.
Um Mundo Brilhante pode ser considerado aquele livro onde ou você ama ou você odeia, a autora mistura mistério com drama e romance com vingança. Nesse ponto posso dizer que foi um livro maravilhoso - se tratando apenas do mistério e do drama que, foram o motivo de me segurar no livro - porém devo dizer que ao decorrer da leitura, a autora foi conduzindo a história por um rumo que eu não esperava e isso acabou me desagradando.

Ben Bailey, o professor de história, o ajudante no bar Jack's e marido se Sara, não esperava o que poderia encontrar ao sair de casa. Talvez neve ou talvez um corpo de um jovem rapaz navajo em seus últimos instantes de vida. Porém, ao receber a noticia da morte do rapaz, Ben movido por um instinto, resolve investigar a morte do jovem com a ajuda de Shadi, irmã de Ricky - o rapaz morto. A partir daí, Ben vê em Shadi um refugio, um lugar para achar a si mesmo ou mesmo se livrar da dor da morte de sua irmã ainda criança, no qual ele sempre se culpou.

Por esperar uma história extremamente diferente da contada pela autora, eu até que gostei da trama criada porém, como já disse nesta resenha, me decepcionei com alguns pontos sendo eles:
1. A indecisão;
2. A traição;
3. A frieza.

1. Indecisão: Ben se mostra muito indeciso em relação a coisas muito importantes da vida, embora seja essas coisas que nos fazem pessoas indecisas, não consegui ir muito com a cara de nosso personagem principal, sendo assim, eu definitivamente não gostei dele.
2. Traição: Não é de hoje que vemos casos das mais variadas traições nos livros, mas, o assunto como um dos principais pontos em Um Mundo Brilhante não me convenceu. Achei que a autora poderia aprofundar mais no assunto não deixando ele tão superficial.
3. Frieza: Senti que Shadi - irmã do garoto morto - não deu a minima para a morte de seu irmão. Mesmo explicando no livro que faz parte da tradição dos navajo, não acho que seja possível alguém perder um parente tão proximo e fingir como se nada tivesse acontecido.

Partindo para as partes positivas do livro, devo citar primeiramente a narrativa de T. Greenwood. Uma narrativa tão fluida que é meramente impossível largar o livro por pelo menos cinco segundos.
O mistério sobre a morte de Ricky também foi algo que me chamou e que posso tomar como ponto positivo. O mistério vai seguindo até os últimos capítulos e isso, foi algo que me prendeu no livro.

Indico Um Mundo Brilhante pois, apesar de tudo, é um livro muito bom e quem gosta de um bom drama irá adorar ler a história do professor Ben Bailey.

9 comentários:

HONORATO, Sandro. disse...

Olá :)
Gostei da resenha e do seu ponto de vista quanto pontos negativos e positivos >.<
Já li umas resenhas que adoraram o livro e outros que nem tanto...quero ler pra ter uma opinião :)

Beijos

www.rimasdopreto.com

Aione Simões disse...

Oi Meire!
De fato esse é um livro cujas opiniões sobre ele têm sido bem ambíguas!
A grande maioria não gostou do protagonista!
De qualquer forma, espero poder lê-lo, porque acho que será um livro que vai me agradar!
Beijão!

Anônimo disse...

Exatamente! Ou você ama, ou você odeia "Um Mundo Brilhante". Eu simplesmente amei, e concordo contigo nos aspectos positivos - já nos aspectos negativos, acredito que a indecisão seja um dos pontos principais do livro... Digamos que Ben seja um mal exemplo! Hahahaha! Mas é verdade, a narrativa da autora é maravilhosa... E não sei, eu simplesmente gostei do livro e gostei do modo como ela conduziu a história, surpreendendo. Acho que eu já sabia que o rumo da história seria este, então não foi uma decepção neste aspecto, sabe? Beijo Meire!

Luara Cardoso disse...

Esse livro realmente é 8 ou 80. Ou ama ou odeia.
Particularmente, considerei o livro bom. Nada além disso. Mas que com certeza vale a pena ser lido. :)

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Jacqueline Braga disse...

Ô homem indeciso né rs
eu gostei da parte da traição (credo Jacqueline), mas é que a Sara era tão chata e merecia. Sério, porque ela não percebia que ele não queria mais ficar com ela? porque ela não terminou tudo logo? aff, deu raiva demais dela rs
bjs

Jessica C.S disse...

Oie ,

Vi este livro a pouco tempo , mas não me interessei por ele!

Mesmo lendo varias resenhas sobre ele , nada me fez mudar de ideia para ler.
Se eu um dia criar coragem para ler , acho que vai ser mais por causa da capa , pois me apaixonei por ela!


Beijos , Jessii
http://esliteraria.blogspot.com.br/

Just Livros disse...

Vi alguns comentários negativos em relação ao livro por causa do personagem Ben mas mesmo assim tenho curiosidade de ler.


bjos,
http://www.just-livros.blogspot.com.br/

Felipe Santos disse...

eii, tudo bom? Eu adorei esse livro, acho que mesmo sendo um personagem um tanto quanto chato, o Ben me ensinou certas coisas que levarei para a vida. Talvez, tenha ensinado fazendo totalmente o contrário do "certo", mas ainda assim.

Beijos,
Felipe
http://ahoradolivro.blogspot.com/

Helana disse...

Gostei muito desse livro.
Achei que a história tocou em um monto que chega a incomodar, pois fala de decisões.
Mostra que as decisões que tomamos podem influenciar muitas coisas. E afetar muitas pessoas.
No caso dele, optou pelo conforto da família da esposa. Achei a decisão dele bem errada quanto a isso. Mas depois pensei "Poh a quantidade de pessoas que fazem a mesma coisa que ele é muito grande". Além do mais o ponto de vista da autora foi interessante.