Titulo Original: I am Sam
Direção: Jessie Nilson
Duração: 133 min.
Nota: (Perfeito!)
Sinopse: Sam Dawson é um homem com deficiência mental que cria sua filha Lucy com uma grande ajuda de seus amigos. Porém, assim que faz 7 anos Lucy começa a ultrapassar intelectualmente seu pai, e esta situação chama a atenção de uma assistente social que quer Lucy internada em um orfanato. A partir de então Sam enfrenta um caso virtualmente impossível de ser vencido por ele, contando para isso com a ajuda da advogada Rita Harrison, que aceita o caso como um desafio com seus colegas de profissão.
Não sei se vocês sabem mas sou uma estudante de magistério. Magistério é aquele curso de formação de docentes (professores), sabem? Eu não quero ser professora mas faço o curso. Durante esses dois anos estudando Magistério, pude aprender muitos coisas sobre crianças e principalmente sobre os Portadores de Necessidades Especiais. Tive até uma matéria especifica sobre eles e ainda tive a chance de fazer uma visita na APAE.
Ao contrário de que muitos pensam, os Portadores de Necessidade Especias não são loucos, malucos, doidos e dementes. Os Portadores de Necessidades Especiais são pessoas como nós e não há motivo para trata-los diferente, não há motivos para ficar longe deles. E isso, basicamente, é o que nos conta o filme.
Sam trabalha na Starbucks, tem amigos e uma filha de 7 anos chamada Lucy. Sam também é portador de necessidades especiais, mas não pense que isso o impede de cuidar bem de sua filha e fazer coisas que qualquer um pode fazer. Sam é uma pessoa normal como as outras só que cheio de amor para dar.
Tudo na vida de Sam está bem, quando no aniversário de Lucy uma assistente social vai até sua casa com o argumento de que deveria levar Lucy para um abrigo pois Sam não era capaz de cuidar de sua própria filha. A partir daí vemos a luta de um pai para recuperar tudo o que ele mais ama, uma lição de amor valiosa, que muitas vezes em meio a tantas coisas banais que temos acabamos esquecendo.
Uma Prova de Amor é sem duvidas um dos filmes mais lindos que já assisti. Pois tem praticamente tudo o que um filme bom necessita ter: comédia, drama e amor. Só faltou romance, mas a gente releva com a amizade de Sam e seus amigos.
Apesar de ser um drama de deixar qualquer um roendo as unhas, encontramos comédia no filme. Cenas que faz com que o telespectador dê altas gargalhadas. Sem contar a forte influencia dos The Beatles.
A mensagem que o filme passa é linda e só tenho que parabenizar o diretor. Sinceramente um filme que merece ser assistido!
Tem a ver com escutar. E tem a ver com amor.
7 comentários:
Nossa!!! Esse filme é muito lindo...tem um aprendizado muito importante...adoro!!! Beijinhos
Esse filme realmente é lindo demais! Como você, eu também tive a oportunidade de fazer uma visita à APAE e nossa! Me apaixonei. É com certeza uma experiência que me fez crescer como pessoa. *-*
E esse filme é lindo, a mensagem é realmente linda.
Um beijo,
Luara - Estante Vertical
Oi Meire!
O filme deve ser lindo e fiquei muito curiosa pra assistir, achei linda demais a frase que você colocou no final, é a mensagem do filme né?
Estou sentindo na pele agora essa questão de como lidar com pessoas portadoras de necessidades especiais, estou fazendo um estágio em um Instituto de Psiquiatria e é bem difícil saber como lidar com os pacientes por os julgarmos como diferentes. Acho que é, realmente, uma questão de saber escutar e, acima de tudo, ter amor pelo próximo!
Adorei o post!
Beijão!
Eu tive a oportunidade de conhecer a APAE ano retrasado também. Apesar de tudo, é incrível ver que eles são tão felizes sempre! Uma lição de vida. Igual ao filme, assisti na escola, esse. Realmente é muito bom! Beijos.
@minha_estante - Minha Estante
Oie Meire =)
Este filme é lindo mesmo!! Vi ele a algum tempo, mas ele é daquele tipo de filme que sempre deixa algo quem assiste, uma mensagem que fica gravada em nossa mente e nosso coração.
Ótima dica querida!
bjus ;***
anereis.
mydearlibrary | bookreviews • music • culture
@mydearlibrary
Ai que amor, você faz magistério! Pela sua resenha o filme parece ser bem lindo, o tipo de filme que "toca" o telespectador com uma mensagem - ou muitas. Impressão minha ou a menininha é a Dakota Fanning? Que fofa! :)
Esse filme é tão lindo *--*
www.pausaparaumcafe.com.br
Postar um comentário