27 fevereiro 2012

Resenha: Romeu e Julieta - William Shakespeare

Livro: Romeu e Julieta
Autor: William Shakespeare
Páginas: 149
Publicação: 2008
ISBN: 9788526241817
Editora: Martin Claret
Nota:  (Muito Bom!)

Sinopse: Após violento embate, finalmente uma trégua se impôs entre os Montecchio e os Capuleto, duas famílias inimigas cujo rancor persistia há diversas gerações. No entanto, um amor proibido entre os jovens Romeu, um Montecchio, e Julieta, uma Capuleto, viria a abrir uma nova disjuntiva na história dessas famílias. Seria possível a concretização desse amor? Seria ele o responsável por estabelecer a paz entre as famílias? A peça Romeu e Julieta, uma das mais importantes obras de William Shakespeare, tornou-se um tópico da cultura universal e parte integrante do imaginário popular, consagrando-se como a mais clássica das histórias de amor. 
.................................................................................................................................. 

A famosa história de amor que se transformou em uma tragédia.
A história se passa por volta dos anos 1600 onde narra a saga da rivalidade e ódio entre as famílias Montecchio e Capuleto, dizem que o amor nasce do ódio e que o amor vence o ódio, e isso é o que podemos ver na história

Ambas as famílias tinham seus futuros herdeiros: Montecchio tinha Romeu e Capuleto tinha Julieta. Romeu era ''apaixonado'' por uma moça chamada Rosalina que largou tudo e foi para um convento. Julieta era prometida a Páris. Só que tudo muda na vida dos dois quando Romeu entra de penetra em uma festa dos Capuletos conhece Julieta e acaba se apaixonando. A partir daí, os dois adolescentes fazem de tudo para viverem felizes para sempre, se não fosse é claro, um deslize do destino.

Tenho vergonha de admitir, mas demorei muito para ler esse livro, e quando digo muito peço que levem ao pé da letra. Embora Romeu e Julieta seja um livro bem curto, sua linguagem chega a ser quase complexa e de pouco entendimento para quem não prestar muito a atenção. Demorei para pegar um ritmo na leitura exatamente por isso: a linguagem. Não me julguem mal, mas foi complicado para mim. A partir do momento que comecei a me situar a narrativa de Shakespeare, comecei a tentar enxertar o que aquele homem queria dizer que com a história.

Romeu no auge de sua juventude, pensa ter encontrado o amor de sua vida quando na verdade não passava de algo que sua mente insistia em alimentar. Isso é tão adolescente! Achei incrível o fato de que certas coisas não mudaram de vários séculos para cá. Achei também, Romeu um tanto quanto imaturo e dramático, não havia motivos para tanto drama em relação a decisão de Rosalina ir para um convento, se para ele, o que sentia era AMOR em relação a Rosalina, porque não correu atrás dela? Não é isso que acontece em filmes e nos livros?

Julieta também não me convenceu muito, achei ridícula a decisão que ela tomou para cancelar o casamento com Páris. Podemos até dizer que ela se drogou. E que tipo de padre era aquele? Dar um boa noite Cinderela a uma adolescente? Tudo bem, isso tudo em prol do amor. Mas não me convenceu, sinceramente.

Romeu e Julieta, para mim, pode ser considerado aquele tipo de história em que ou você ama ou você odeia. Apesar não ter simpatizado muito com os personagens (por favor dramaturgos não taquem pedras em mim) eu gostei da história, um desafio para mim que pretendo ler daqui a alguns meses.

Beijão!

17 comentários:

Folhas de Sonhos artesanatos disse...

Eu acho lindíssima essa peça, com frases tão poéticas e muitas comparações delicadas nos diálogos... Adoro Shakesperare. Para você se divertir um pouco, leia também As Alegres Comadres de Windsor (peça em comédia).

abraços,
Luciana
http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

Pabline disse...

Nunca li esse livro, mas com certeza pretendo. É o clássico dos clássicos. Não sei como não criei vergonha na cara e não fui ler ele ainda.
A linguagem de Shakespeare é extremamente difícil, e o que dificulta mais ainda é o fato da estória nos ser passada apenas em diálogos, já que foi feita para uma peça. Mas adoro um desafio, e claro, amo um clássico. Então eu super leria a obra.
Que pena que os personagens não te convenceram tanto :/
Bjão!

-Amigas Entre Livros-

HONORATO, Sandro. disse...

Olá :)
Tanto o livro quando a peça = clássicos :)

Excelente post,meus parabéns *-*

Beijos e cuide-se
_____________________
RIMAS DO PRETO

Anna disse...

Amiga, Romeu e Julieta é um livro lindo, mas não é meu preferido do Shakespeare, nem chega perto.
Prefiro a Megera domada e outros, Pora mim Romeu e Julieta só escolheram o caminho mais fácil, não o melhor ;D

www.pausaparaumcafe.com.br

Jacqueline Braga disse...

ohoooooooooooo
mudou o layout
tá fofo, vou roubar pra mim kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
esse livro é meu preferido, perdi as contas de quantas vezes eu li!! Eu sei, a linguagem é complicada, mas depois de reler 2, 3 x você se acostuma rs
bjos

Luis Fernando Turozi Mausson disse...

Primeiro, que história é essa de colocar papel no fundo dos banners ? Eu fiz primeiro, ai você copiou pra Jac, e agora pra você !! HAhaha mentira, o design ficou Ó-T-I-M-O !! Por que tu não tem uma inspiração assim comigo ?? kkk

Quanto ao livro, eu pretendia ler... pretendia, pois você disse que os personagens são um tanto 'falhos' ou infantis e etc... bem, isso já me basta n vida real, e você também convive com isso, não é ?
E também, pelo fato de já conhecer a história, de tão famoso que é o livro, eu acabai sabendo da história quase que completa ! E você disse da linguagem... esse é um grande problema !!! Ainda trago em minha mente os devaneios de Nelly, de O Morro dos ventos Uivantes. Sabe, devaneios bem complicados de entender !!? Bem, apesar de 4 estrelas, eu acho que você não gostou tanto assim do livro, sério. Mas gostei da resenha, tirou minhas dúvidas sobre esse clássico. Não sei se um dia chegarei a ler, enfim... Parabéns pela resenha !!

Fernando Turozi

http://nerdliterario.blogspot.com/

Daiane disse...

Olá, sou um pouco suspeita para falar de Shakespeare, já que o estudo a cerca de 2 anos e realizo trabalhos com relação a suas obras. Sei que a leitura é díficil, te entendo, você está certa, Romeu e Julieta não é um livro que você pega e algum tempinho depois já terminou de ler, então não tenha vergonha disso. Mas é um acréscimo muito grande para seu conhecimento, você verá.
Com relação aos personagens, temos que entender a época que Shakespeare viveu, a época que a peça foi criada, talvez no Renascimento isso era normal, morrer pela pessoa amada kkkk, mas isso como vc bem colocou tem nos dias de hoje, quantas pessoas nós não vemos nesse "melodrama" todo kkkk.
Eu gosto da Julieta, já conheci personagens piores hehehe.
Tem outras peças de Shakespeare que eu gosto muito e te indico :) como: Hamlet, a Megera Domada, entre outros...
Tem um livro sobre Shakespeare que eu sempre recomendo para quem lê as obras do autor, o livro é de uma linguagem fácil e nos mostra com mais clareza as obras de Shakespeare.
Gostei muito da sua resenha flor, muito bem construída.
Bjs!!!

Gil_Effy disse...

OI Meire..
Eu não li a obra completa e original, já li resumos nas HQ'S..Tenho vontade de ler, só não sei quando será. Soube que terá um filme sobre Rosaline, achei legal, pois sempre fala-se somente da Julieta.

Beijos :D
http://ensaiosdeumaleitura.blogspot.com

Aione Simões disse...

Oi Meire!
Isso acontece, flor, não se sinta mal hehe
Ao contrário de você, uma das coisas que mais gosto nesse livro é justamente a linguagem, algumas passagens são tão poéticas e belas!
O Romeu é mesmo imaturo e é por isso que eu não consigo ver o grande amor entre eles! Quando li Julieta Imortal, achei genial a sacada da Stace Jay porque eu também fiquei com a dúvida que ela coloca em questão na história dela!
BEijão!

Juliana . Oliveira disse...

Clássico! Clássico dos clássicos classenicos! kkkkkk'
Nunca li Romeu e Julieta mas, só de saber a história me irrita um pouco sabia? Pessoas morrendo por amor com certeza é bonito, mas, me irrita demais!
Não sei se vou gostar da leitura pois como você não acho que os personagens me encantaram muito não, mas lerei com certeza e depois volto e digo o que achei.
Um beijo ;*

Juliana . Oliveira
http://linhasdeencanto.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Para mim Romeu e Julieta só ensina uma coisa:
"Os pais não devem se meter na vida amorosa do filhos"

Angela Graziela disse...

Nunca li esse grande classico
Mas tenho muita vontade

Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com

Allison Feitosa disse...

Existe livro mais perfeito?

Carolina disse...

Parabens pelo post!
Ainda não tive a oportunidade de ler, mas vou criar vergonha e comprar de uma vez por todas! Sou apaixonada por livros e esse não pode faltar na minha coleção!

IlanaPrudente disse...

CLÁSSICO!! Já assisti tantas peças e filmes, mas nunca li o livro.

Driely Meira disse...

Nunca vi nenhum filme e nem peça teatrais desse clássico, mas devo ter lido uns dois ou três livros.
adorei a história.

Rosane Santos disse...

Também achei a linguagem do livro um pouco complexa, no inicio você acaba ficando meio perdido. Gostei bastante do livro, também demorei bastante para começar a lê-lo e se tratando de um clássico me obriguei a lê-lo quando tive a melhor oportunidade, gostei bastante da história e tudo, mas ainda não consegui me decidir se gostei de verdade dele, vou ter que relê-lo em uma outra oportunidade. Gostei da sua resenha :D