06 fevereiro 2012

Resenha: As Cronicas da Terra do Lado - O Primeiro-Ministro - Iracy Araújo

As Crônicas da Terra do LagoLivro: O Primeiro-Ministro
Autora: Iracy Bispo
Páginas: 142
Publicação: 2011
ISBN: 9788576795063
Editora: Novo Século
Nota:  (Muito Bom!)


Sinopse: Quíron, o primeiro-ministro, mantém o reino da Terra do Lago em equilíbrio e prosperidade. Rei Darel está feliz com o nascimento da princesa Diana, sua única ­filha e herdeira. As sombras do exército de Magnus, o impiedoso, avançam sorrateiramente sobre a cidade conquistada pelas mãos do sanguinário invasor. Na calada da noite, Quíron consegue fugir do castelo com sua fi­lha Selene e a pequena Diana, salvando a princesa da morte certa. Conseguirá o fi­el ministro mantê-la a salvo da tirania de Magnus?
..................................................................................................................................

Quíron, o primeiro-ministro é despedido de seu cargo pelo rei Darel assim que o mesmo prevê a morte sua querida esposa durante o parto da filha do rei. Assim que a rainha morre no parto de Diana, o rei (muito arrependido) manda chamar Quíron de volta ao palácio
Mas como nem tudo é um mar de rosas, o reino de Darel sofre uma invasão do exercito de Magnos, e Darel toma uma atitude inesperada: pede então, para que Quiron, o primeiro-ministro, fuja de seu reino com sua filha Selene e leve consigo Diana, a princesa, afim de protege-la caso o pior aconteça.

Quíron então, foge para bem longe do palácio junto com sua filha e a princesa e se escondem em uma caverna. Quíron fica responsável pela educação de Diana e Selene pela caça e durante uma de suas caçadas, ela conhece Gabriel, um mago, e o mesmo a convida para ser sua aprendiz, levando a então a morar com ele em um lugar muito distante de seu pai.

Sendo fascinada por literatura fantástica, não podia deixar de ficar super curiosa ao ler O Primeiro-Ministro. Mas não foi só isso que me interessou na leitura dessa obra de Iracy Araujo, confesso que a capa ajudou. Afinal, quem me conhece sabe o quanto eu amo planetas e desenho e bem, a capa tem tudo isso... e mais um pouco.

O Primeiro-Ministro é narrado em terceira pessoa e tem toda aquela coisa de que, ao meu ponto de vista, a literatura fantástica necessita quando é passada em uma era diferente da nossa: uma linguagem adequada, como por exemplo o uso de ''tu''. Isso facilitou imaginar mais como era o reino, a cidadela e etc. E falando em linguagem, a narrativa do livro é maravilhosa, impecável me atrevo a dizer.

As personagens foram bem construídas, mas não consegui me simpatizar tanto com elas... principalmente Selene, filha de Quíron, que tem um papel muito importante nessa história. Achei ela muito turrona e me irritei muito com ela... achei que a rebeldia dela não combinou muito com o papel da personagem entendem? E as atitudes que ela tomava me deixava meio irritada. E isso foi o que acabou tirando pontos comigo.

 Senti bastante falta de Quírion e Diana. O livro sim, fala deles, mas ao contrário do título do livro, conhecemos mais a história de Selene do que do próprio Quíron. Acredito que nos próximos livros da Trilogia, conheceremos mais o que Quíron e Diana passaram, ao longo dos anos que Selene ficou afastada deles.

Como O Primeiro-Ministro é um livro bem curtinho (144 páginas) é um pouco previsível, mas não é algo que atrapalha e fica bastante evidente o que vai acontecer no final, pelo contrário, motiva ainda mais o leitor para saber logo o que vai acontecer. Sendo assim considero uma leitura bastante rápida e fluida e com certeza merece ser lida. Recomendo.

Beijos

9 comentários:

Unknown disse...

Adorei a sua resenha, vários blogs recomendam esse livro, que simplesmente fez minha expectativa aumentar diante das resenhas lidas, principalmente a sua.

Beijos :*
Natalia. http://www.musicaselivros.blogspot.com/

Pabline disse...

Eu simplesmente amei o livro. A escrita da autora é incrível, eu diria até poética. Impossível não ficar enfeitiçada e se deixar levar pelas páginas.
Gostei dos personagens, os achei verdadeiros. Para mim Selene se encaixou em sua personagem, a achei extremamente humana.
Enfim, só tenho elogios para a obra. Me surpreendei imensamente. Estou louca de curiosidade pelos próximos volumes XD
Bjão!

-Amigas Entre Livros-

Andressa Tomaz disse...

Oi Meire!
Eu gostei bastante da história da Iracy. Achei o livro cheio de fantasia, combinando bastante com o trabalho de edição. Goste i dos personagens, até menos Selene. Acho que ela amadureceu bastante durante a trama!

Beijos!

Aione Simões disse...

Oi Meire!
O livro deve ser muito bom mesmo, sempre vejo comentários positivos sobre ele, a narrativa da Iracy deve ser incrível!
Uma pena que você não tenha simpatizado tanto com as personagens! Quando me irrito com alguma, também, acabo não me envolvendo tanto com a história!
Beijão!

Gabriela Wegner disse...

Oi Meire.
Apesar de tantas resenhas positivas, não é um livro que eu tenha vontade de ler.
As resenhas ainda não me convenceram.
Parabéns pela resenha!
Sucesso para o blog!
Beeeeijos.

Amanda Faustino disse...

Não tinha interesse nesse livro, mas depois de ler várias resenhas bem positivas, comecei a ficar com vontade de lê-lo.
Acho a capa bem bonita, gostei das cores e do lugar, bem bonita mesmo.

Beijos,
Mandi - Book and Cupcake.

Amanda Faustino disse...

Não tinha interesse nesse livro, mas depois de ler várias resenhas bem positivas, comecei a ficar com vontade de lê-lo.
Acho a capa bem bonita, gostei das cores e do lugar, bem bonita mesmo.

Beijos,
Mandi - Book and Cupcake.

HONORATO, Sandro. disse...

Olá :)
Meire,adorei a resenha *-*
Já tinham me falado deste livro mas adorei mesmo depois da tua resenha *-*

Beijos e cuide-se
___________________
RIMAS DO PRETO

Ricardo Biazotto disse...

Tinha certeza que já havia comentado nessa resenha :s
Bom, parabéns por ela Meire :D
O livro tem de fato muita coisa interessante, apesar de não se focar tanto no "primeiro-ministro". A capa também é algo que faz toda a diferença.
Livro curto e recomendado.

Beijos
Ricardo - www.overshock.blogspot.com