28 novembro 2011

Resenha: Um Amor para Recordar - Nicholas Sparks

Um Amor Para Recordar Livro: Um Amor Para Recordar
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 191




Sinopse: “Cada mês de abril, quando o vento sopra do mar e se mistura com o perfume de violetas, Landon Carter recorda seu último ano na High Beaufort. Isso era 1958, e Landon já tinha namorado uma ou duas meninas. Ele sempre jurou que já tinha se apaixonado antes. Certamente a última pessoa na cidade que pensava em se apaixonar era Jamie Sullivan, a filha do pastor da Igreja Batista da cidade. A menina quieta que carregava sempre uma Bíblia com seus materiais escolares. Jamie parecia contente em viver num mundo diferente dos outros adolescentes. Ela cuidava de seu pai viúvo, salvava os animais machucados, e auxiliava o orfanato local. Nenhum menino havia a convidado para sair. Nem Landon havia sonhado com isso. Em seguida, uma reviravolta do destino fez de Jamie sua parceira para o baile, e a vida de Landon Carter nunca mais foi a mesma.”


....

Lembro como se fosse hoje o dia em que assisti ao filme Um Amor Para Recordar. Tinha 13 anos e pensei que iria morrer de tanto chorar. Sem exageros. No ínicio do mês o Saraiva estava com uma super promoção do livro por apenas 15,60 e frete grátis, tive que aproveitar a promoção, já que o frete do Saraiva é absurdo.
Mas como eu sei que sei que vocês não estão aqui para ouvir (ou ler) sobre promoções, vamos a resenha.

Quem nos conta esse romance é o próprio Landon, que relembra sua juventude e como se apaixonou pela garota mais certinha do mundo. Landon Carter é um playboy, mas no bom sentido. É popular e sempre está com seus amigos no cemitério comendo amendoins cozinhos. Jamie é aquela garota certinha, filha do pastor, não falta um culto e está sempre querendo ajudar aos outros. Como Landon não tinha mais ninguém para convidar para ir ao baile, convida Jamie, aquela garota que está sempre com o mesmo blusão marrom e uma Bíblia na mão. A famosa alma caridosa. 

Como Jamie não tem amigos, começa a pedir para que Landon a acompanhe até sua casa, vá com ela visitar os órfãos e até convence ele a participar de uma peça de Natal que acontece todo ano em sua cidade. A partir daí tudo muda na vida de Landon Carter.

Nicholas Sparks nos apresenta uma história maravilhosa. Uma escrita bem elaborada e o de fácil compreensão. Como sendo um livro em primeira pessoa, acabei me envolvendo mais durante a história. Em certos pontos achei a leitura um pouco cansativa e digo até forçada, mas isso não me impediu nem um pouco de ler.

Os personagens são muito bem construídos e estruturados. Adorei a Jamie, acho que mesmo sendo uma personagem fictícia não existiria um ser tão bom quanto ela na vida real. Landon também me encantou muito, acabei me apaixonando por ele...

Como disse no inicio da resenha, assisti ao filme e chorei bastante. Então já esperava que o livro me fizesse chorar... mas não tanto quanto chorei. Passei um sábado inteirinho devorando o livro, e ao chegar a noite chorei como se não houvesse amanhã. Deixando minha mãe preocupada e acordando no dia seguinte com os olhos inchados.

Um Amor Para Recordar se transformou em um dos livros mais lindos que já li. Não só pelo filme ser o meu favorito mas por que a história encanta, e muito.

Minha nota final é:  (Ótimo!!)

Beijos

5 comentários:

Unknown disse...

ótimo, muito bom mesmo!
Já assisti o filme, e fiquei maravilhada ;D
Imagino só o livro como deve ser!

beijos :*
Natalia.
http://musicaselivros.blogspot.com/

Aione Simões disse...

Eu ainda não li o livro, acredita Meire?
Mas sempre chorro horrores no filme (que é um de meus preferidos) e acho que também vou chorar assim no livro!
Já vi quem não tenha gostado muito, preferindo o filme, mas só vou saber o que vou achar depois que eu ler!
Espero gostar e me emocionar tanto quanto você!
Beijos!
P.S: Já deixei familiares preocupados me vendo chorar, até que eu expliquei que era por causa de um livro haha

Pabline disse...

Nunca li nada do Nicholas ><
Triste! Mas ainda compenso isso. Já ouvi falar que os livros deles são realmente muito emocionantes. Adoro filme que mexam com a gente, legal saber que ele mexeu tanto com vc. Minha amiga comprou o livro, vou aproveitar e pedir emprestado \o/
BJ!

-Amigas Entre Livros-

Gabriela Wegner disse...

Oi Meire!
Eu, assim como a Aione, ainda não li o livro, mas MORRO de curiosidade!
O filme é realmente muito lindo, e pelo o que eu vi na sua resenha, ele é um pouco diferente do livro né?
Gostei muito da sua resenha!
Estou super ansiosa para ler o livro!
Um beijo, querida!

Marli Carmen disse...

Eu li e chorei e quando fui assistir, chorei de novo!! excelente, realmente concordo com vc! Bjs