24 outubro 2011

Resenha: O Alquimista - Paulo Coelho


Livro: O Alquimista
Autor: Paulo Coelho
Editora: Rocco
Páginas: 247



Sinopse: O livro conta a história de Santiago, um pastor andaluz que abandona a sua terra natal e viaja pelo Norte de África em busca de uma quimera - um tesouro enterrado sob as pirâmides. Nesta viagem, conhece uma jovem cigana, um homem que diz ser rei e um alquimista, que o vão ajudar na sua busca. Ninguém sabe exatamente o que é um tesouro nem se Santiago conseguirá ultrapassar todos os obstáculos da sua travessia do deserto. Mas aquilo que começa por ser uma aventura por locais exóticos para procurar a riqueza material, acaba por se transformar numa viagem de descoberta de si mesmo e da riqueza da alma humana. O Alquimista recria um símbolo intemporal que nos recorda a importância de seguir os nossos sonhos e ouvir a voz do coração.
...

Já faz um tempo que li O Alquimista, peguei ele emprestado de uma jovem senhora que estuda comigo e acreditem só: a publicação era de 1988! O Livro já estava meio rasgado, mas não me impediu nem um pouco de ler.  De inicio eu não entendi muito bem a história, já que começa falando sobre um lago e um moço, mas logo desembestei a ler. 

O livro conta a história de um rapaz que sempre tem um mesmo sonho e que intrigado resolve segui-lo, nos mostrando a importância de seguir nosso coração e nunca desistir do nosso sonho por impossível que ele seja. Gostei bastante de Santiago, ele me deu uma bela lição de vida! Li esse livro naquelas dias de pessimismo e posso dizer me animou.

Achei a narrativa de Paulo Coelho em O Alquimista um pouco complicada, tanto que tive que reler algumas partes para entender. Não gostei e muito menos entendi a capa dele (dessa edição, pelo menos) e não me surpreendi tanto quanto eu gostaria.

Embora o livro diga muita coisa que eu não acredite eu até que gostei dele. Li em um dia e no outro dia quando eu fui devolver o livro todo mundo me deu bronca: ''não pode isso não Meireane, ninguém lê um livro de mais ou menos 300 páginas em um dia.'' ou ''Ficar lendo assim faz mal pra saúde! Cuidado viu?'' tsc tsc

Como vocês viram a resenha de hoje foi bem curtinha. Como eu disse, li o livro faz um tempinho e também não tinha muito o que comentar sobre ele. Se você gosta de uma leitura rápida leia. Só não indico para quem espera um livro que mude sua vida e que faça você comentar com todo mundo. :)

Nota:  (três)

Beijão

6 comentários:

Igor Gouveia disse...

Oi (: Ainda não li o livro, mas gosto muito do Paulo Coelho. Já li dois livros dele e adorei. Bom, estou seguindo o seu blog, adorei conhece-lo. Tenho um também, dá uma olhada lá, aposto que você vai gostar.

http://25conto.blogspot.com/

Aline T.K.M. disse...

Achei bem interessante ver uma resenha de Paulo Coelho. Aliás, acho que os livros dele sempre serão assunto delicado hehehe. Há quem ame, há quem odeie, e dificilmente haverá meio-termo (eu, pelo menos, nunca ouvi falar de alguém que tivesse gostado mais ou menos, ou que fosse indiferente).
O único livro que li dele foi Verônica Decide Morrer. Primeiro porque gostei bastante da adaptação para o cinema, e depois porque me mordia de curiosidade de ler algo do autor, tendo em vista o tanto que falam dele (bem e mal).
Pois bem, não acho que tenho base para ter uma opinião 100% formada, tendo lido uma só obra dele, mas digo que não foi um livro que me agradou por completo. Concordo que foi uma leitura super fácil e rápida, bastante fluida. A mensagem passada, no todo, foi positiva e verdadeira, porém fiquei com a impressão de ter lido uma fábula com uma moral no fim (se é que posso dizer assim). Uma sensação meio de livro de auto-ajuda, sabe. Não me pareceu em nada original; mas bom, de novo, foi a primeira e única obra que li do autor.

Bjs,
escrevendoloucamente.blogspot.com

Aione Simões disse...

Oi Meire!
Eu nunca li nada do Paulo Coelho, então não posso opinar sobre a escrita dele!
De qualquer forma, é bom quando o livro flui rápido assim né?
Beijão!

Paola Aleksandra disse...

Oi Meireane, tudo bem?

Nunca li nada do Pulo Coelho, mas imagino que os livros dele sejam bem reflexivos.

Eu tbm tenho costume de ler rápido e todo mundo me dá bronca tbm, rs.

Bjus

Pah, Livros & Fuxicos

Pabline disse...

Amo um livro meio surrado sabe. Que aparente ter sido impresso lá atrás. Fico imaginando por onde ele andou tanto. Quanta história, além da sua historia, ele carrega. Viajo nisso XD
Sabe não tenho nenhum interesso pelos livros de Paulo Coelho, tbm por essa vibe que são características de seus livros, não me identifico muito.
Mas quem sabe um dia para ver se gosto né...
Só sei q agora com certeza, nenhum livro seu está na minha lista.
BJ!

-Amigas Entre Livros-

Anônimo disse...

n termilei o livro todo mais ate agora achei otimo ja estou no final
mas que quiser fala sobre livro msn ai gosto de fala do qu eu leio s.claudinho@hotmail.com