26 outubro 2011

Autores #2 - Clarice Lispector

 
Clarice Lispector: Haia Pinkhasovna Lispector (1920-1977)


Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, veio para o Brasil aos dois meses de idade. O motivo de sua vinda ao Brasil foi a perseguição que sua família enfrentava por serem judeos. Clarice descobriu a literatura durante seu curso na Escola de Direito, quando se viu frustada com teorias de seu curso. Começou a escrever com 19 anos e seu primeiro conto se chamou Triunfo.

 “Quando comecei a escrever, que desejava eu atingir? Queria escrever alguma coisa que fosse tranqüila e sem modas, alguma coisa como a lembrança de um alto monumento que parece mais alto porque é lembrança. Mas queria, de passagem, ter realmente tocado no monumento. Sinceramente não sei o que simbolizava para mim a palavra monumento. E terminei escrevendo coisas inteiramente diferentes.”
Não há dúvidas que Clarice sempre será uma das maiores escritoras de romance do mundo. Ao ler um pouco de sua história não pude deixar de ficar impressionada, mesmo perdendo a mãe aos nove anos de idade seguiu firme até o final. Muitas coisas ruins aconteceram com Clarice mas para hoje representar inspiração a vários leitores e futuros escritores.

Algumas obras de Clarice Lispector:


Quotes mais marcantes:

''Eu sou assim, quero tudo e quero agora! Uns chamam de mimada, mas eu prefiro decidida.. 

''Me provoque. Me desafie. Me tire do sério. Me tire do tédio. Vire meu mundo do avesso! 


              Wikipédia

Beijão

3 comentários:

Igor Gouveia disse...

Ainda não li nada na Clarice, mas escuto boas recomendações. Em breve leio algo dela.

Abraços.

Aione Simões disse...

Meire, amei a escolha do dia!
Adoro Clarice Lispector, acho uma mulher tão à frente do seu tempo!
Dos livros, só li A Paixão Segundo GH, e tenho vontade de ler A Hora da Estrela!
Beijão!

Pabline disse...

Olá!
A única obra que li da Clarice (E não faz muito tempo) foi A Hora da Estrela. E com certeza uma obra divina. A história de vida dessa mulher e seu texto, toda sua filosofia me encantou. Seu livro me fez ficar refletindo e valorizo muito livros assim.
Com certeza outros de seus títulos estão na minha lista, não importam quais, sendo dela, eu vou com certeza ler.
BJ!

http://amigasentrelivros.blogspot.com