21 março 2015

Incentivar a LER!



            Esse ano, além de estar dando aula, também estou trabalhando como auxiliar de professor em uma escola municipal. Passo por várias salas, desde a educação infantil, até o quinto ano. Embora esteja estudando para dar aulas para alunos maiores (para quem ainda não sabe, estou cursando Letras), não deixo de adquirir experiências com os pequenos.
            Essa semana, aconteceu algo que me surpreendeu. Em determinado dia da semana, auxilio uma professora do Pré I (crianças de 3 e 4 anos) e como ainda são muito pequenos, a educadora aplica atividades para desenvolver sua coordenação motora e sua criatividade. Como já haviam feito suas tarefas, a educadora foi à biblioteca e voltou com vários livros infantis, colocou os alunos sentadinhos no chão, chamou uma das crianças, entregou um dos livros para ela e pediu para que contasse a história para os outros alunos. Conforme iam olhando as figuras, iam inventando uma história e contando para os outros colegas, que ficaram em silêncio prestando atenção na ''história''. É claro que eles ainda não sabem ler, estão aprendendo a reconhecer o nome ainda, mas não posso deixar de dizer que fiquei surpreendida e encantada com a criatividade e o cuidado que eles tinham com o livro.



            A partir de então, comecei a reparar o comportamento dos estudantes das outras séries em relação aos livros e suas histórias. Os alunos da alfabetização (1º ano), por exemplo, logo soltavam um ''EBA'' assim que a professora dizia que iriam visitar a biblioteca. Embora eles queiram, assim como os aluninhos do Pré I, contar suas próprias histórias, já devem começar a juntar as sílabas e contar a história proposta nos livros. Já os mais velhos, percebi que tem um interesse maior nos livros, nos pedem sugestões e quase imploram para levar os livros para casa.
            Eu, com essa minha mania de livros, fico sorrindo igual boba com essas cenas. As crianças têm interesse pelos livros, tudo o que elas querem é viajar no mundo imaginário das páginas, o que falta, entretanto, é um incetivo maior de nós professores, pais e amigos. Muitas vezes, queremos faze-los ler por obrigação e não é dessa forma que funciona. Tudo que é o obrigatório é chato e digo pois eu mesma passo e já passei por isso. Quantas vezes na escola e na faculdade me foi passado livros para ler e eu não sentia prazer nenhum em ler?
            Por isso, deixe que brinquem com os livros, que folheiem, deixem que sua imaginação voe junto com as páginas e logo, logo teremos um geração de futuros leitores apaixonados pelos livros.

Os livros a transportam para mundos novos e a apresentam a pessoas diferentes, que viviam vidas incríveis. '' (Matilda - pág. 15)

1 comentários:

Unknown disse...

Oi, Meire.
Adquiri o gosto assim, quando ainda era criancinha. Desde aquela época, meu lugar preferido era a biblioteca. Acho extremamente importante levar a criança a ter o contato com os livros desde cedo, é uma paixão que a seguirá por toda a vida!
São formas muito lindas de ensinar, estimulando ao mesmo tempo a imaginação e a leitura!

Abraços,
Diego.

pecasdeoito.blogspot.com.br