16 setembro 2013

Resenha A Garota do Penhasco - Lucinda Riley

Livro: A Garota do Penhasco
Autores: Lucinda Riley
Páginas: 528
Editora: Novo Conceito
Nota: 
Compre: Saraiva - Submarino - Americanas - FNAC
Por mais de um século, passado e presente têm separado duas famílias. Hoje, no entanto, Aurora poderá, enfim, uní-los. Ainda que a um preço muito alto.

Em A Garota do Penhasco mergulhamos em uma história que se divide em dois períodos que se entrelaçam como que por encanto.
Em um período conhecemos Aurora, a chamada "garota do penhasco", uma pequena garotinha encantadora que prende qualquer um que conviva com ela. Entre um capitulo e outro a autora coloca-nos Aurora narrando a história como se fosse seu diário pessoal, nos dando a sensação de que ela está conversando conosco (é incrível).
Aurora
''Eu sou eu. E vou lhe contar uma história. As palavras acima são as mais difíceis para qualquer escritor, foi o que me disseram. Expressando de uma maneira: o modo como se começa. Plagiei do meu irmão  mais novo a primeira tentativa de contar uma história. A frase de abertura dele sempre me impressionou pela simplicidade. Portanto comecei. Devo avisar a você que não sou profissional nisso. Na verdade, não consigo me lembrar de qual foi a última vez escrevi sobre o papel como uma caneta. Veja bem, sempre me expressei com o corpo. Agora que já não posso fazer isto com nenhuma intenção de apresentar para publicação. Receio que seja algo mais egoísta do que isto. Estou na fase da vida que todos temem - a de preencher os dias com o passado porque há pouco futuro pela frente. Trata-se de alguma coisa para fazer. E acho que a minha história - a minha e da minha família, que começou quase cem anos antes de eu nascer - é bem interessante.''
              Já em outro período conhecemos a história de Grania Ryan: uma mulher confusa que acaba de sofrer um aborto e por este motivo deixa seu parceiro Matt em Nova York sem nenhuma explicação e volta para a casa dos pais em um vilarejo na Irlanda. Lá conhece uma pequena menina parada á beira do penhasco com os olhos pasmos e sem vida: Aurora.
             A princípio a mãe de Grania é contra o envolvimento dela com Aurora e sua família, por esse motivo misterioso, Grania se sente intrigada, mas não deixa de se envolver com Aurora. Ao desenrolar da trama conhecerá os ancestrais de Grania e aí entenderá que Grania e Aurora estão ligadas a muito tempo atrás e ainda desvendará os segredos que envolve as Famílias Ryan e Lisle.
              Adorei ler o livro, apesar de ser um pouco grande, porém vale muito a pena. Vocês terão uma pequena "surpresa desagradável" no final, onde, digamos que, acontecerá um triste episódio, mas enfim estão na chuva, é pra se molhar (rsrs). Bem, a forma que a autora escreve é de modo simples, fácil e muito prazerosa, fazendo você ler tantas páginas sem perceber.
               Leia, se apaixone pela pequena Aurora, sinta raiva de Grania, por negar o amor de sua vida e viaje por períodos de conflitos e pela história de duas famílias ligadas pelo destino,  se é que existe mesmo.
                                                             

Beijos,
                                                                                              

3 comentários:

Irreparável disse...

Tenho muita vontade de ler algum livro dessa autora, e sempre gostei mais da sinopse desse.
Claro que surpresas desagradáveis no final sempre acabam comigo, mas deixa o romance tão mais verdadeiro. Adoro!

bjus
terradecarol.blogspot.com

Criticando por aí - Caroline disse...

Gil, estou com esse livro lá em casa mas ainda não o li! Quero muito lê-lo :)

Beijos,
Caroline
http://criticandoporai.blogspot.com

Unknown disse...

Eu tenho 2 livros da autora e li apenas o das orquídeas. Gostei bem menos do que imaginei, porque o modo como ela conduz a história fazendo um novelão não me agradou.
Gosto de livros longos, porém em alguns momentos menos é mais. Informação e cenas que não acrescentam na essência da história me desagradam.

Vou ler o outro e ver como segue para saber se me aventuro neste, porque pela tua resenha ainda não consegui captar se ela conseguiu superar esse problema da nossa relação.

liliescreve.blogspot.com