06 agosto 2012

Resenha: O Casamento - Nicholas Sparks

Livro: O Casamento
Autores: Nicholas Sparks
Páginas: 224
ISBN: 9788580410563
Editora: Arqueiro
Nota: 
Leia aqui a Sinopse.


Formado em economia, Nicholas Sparks nasceu em Omaha no Estado de Nebraska e aos 31 anos publicou seu primeiro livro. Hoje em dia já conta com sucessos como Um Amor Para Recordar, Querido John, A Ultima Música e principalmente Diário de uma Paixão. Atualmente mora na Carolina do Norte com sua esposa e seus cinco filhos. 

O Casamento trata-se de uma continuação do livro Diário da Paixão, uma vez que a história que nos é apresentada é sobre o genro e a filha de Noah e Allie, protagonistas de Diário da Paixão. Mas não há necessidade de ler o livro para entender O Casamento, já que é uma história completamente diferente e o autor nos conta um pouquinho da história de Noah e Allie.
O livro conta a história de Wilson e Jane, um casal que está junto há quase 30 anos que com o tempo perdeu aquela paixão dos primeiros anos de casados. Wilson se depara com a triste realidade de que talvez a sua esposa tenha deixado de amá-lo. Wilson deverá tomar uma atitude, que mudará a vida dos dois.
''Agora, olhando para nosso foto de casamento, tudo em que eu conseguia pensar era que em 30 anos de negligencia inocente tinham feito meu amor parecer uma mentira e que o dia de pagar essa conta parecia enfim ter chegado.'' Página: 58
Nicholas Sparks tem algo que me chama a atenção. Suas histórias podem ter quase o mesmo conteúdo, ter alguma tragédia ou algo que me faça derramar várias lágrimas de sofrimento e/ou de alegria, mas mesmo assim, consigo me surpreender a cada dia mais com esse autor.
A obra é narrada em primeira pessoa por Wilson, um homem viciado em trabalho que durante sua vida, deu mais valor a seu emprego do que a família e a partir do momento em que percebe o rumo em que seu casamento está seguindo, decide mudar, tomar uma atitude. Foi interessante conhecer os pensamentos de Wilson e saber o que ele estava sentindo em relação a sua mulher, a seus filhos. Muitas vezes durante suas reflexões, me via pensando nos casamentos de 30 anos que vejo a minha volta e imaginando se eles pensam a mesma coisa.
A narrativa do autor segue o mesmo ritmo de seus demais livros, é detalhista e esbanja romantismo. Uma narrativa de longe impecável que faz o leitor assistir a um filme enquanto lê o livro.
Em minha opinião, O Casamento é uma obra que merece e deve ser lida por todos que apreciam um bom romance. De inicio, você não consegue imaginar o que virá a seguir e tenta imaginar para onde a história irá, uma vez que são somente 224 páginas e não acontece muita coisa, mas o grand finale é totalmente surpreendente, afinal, é isso que Nicholas Sparks faz.
Mas acabei entendendo que amar é mais do que resmungar três palavrinhas antes de dormir. O amor é sustentado por ações, pela constante dedicação às coisas que uma faz pelo outro diariamente. Página: 58.

6 comentários:

Unknown disse...

Eu sempre achei que amaria Sparks. Depois que li O diario de uma paixão, fiquei bem decepcionada E somente com vontade de ler Um amor para recordar.

Mas, sabe. Eu fiquei com vontade de arriscar O casamento depois da tua resenha.

iliescreve.blogspot.com

Criticando por aí - Caroline disse...

Eu o leria pela boa avaliação e claro, porque fala um pouco do Noah e da Allie, personagens que eu AMO! *O*

Beijos,
Caroline, do http//criticandoporai.blogspot.com

Aione Simões disse...

Oi Meire!
Estou bem curiosa sobre esse final surpreendente, é a segunda resenha que leio sobre ele!
A história deve ser linda e gostei do tema da reflexão, é algo bem próximo da nossa realidade né? Não nesse momento, mas espero algum dia me casar hehe
Beijão!

Anônimo disse...

Olá,td bem?
Sou suspeita para falar,pois,amo os livros do Nicholas.
Ele escreve muitoooo...e eu adoro livros romanticos.
Mas,confesso que estou faltando ler esse,rs...

HONORATO, Sandro. disse...

Bom dia :)

Eu só li um livro do Sparks (Um Homem de Sorte) e gostei mas sabe,queria um final melhor >.<

Gostei muito da resenha,já coloquei na lista o livro >.<

Beijos e cuide-se
RIMAS DO PRETO

Unknown disse...

Poisé, mais um livro do Nicholas Sparks sendo lançado e eu ainda não li nada dele. Achava que era apenas eu que achava o conteúdo das histórias dele repetitivo, mas mesmo assim eu ainda vou arriscar ler um livro dele.
Abraços.

http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/