04 junho 2012

Resenha: Feios - Scott Westerfeld

Livro: Feios
Autores: Scott Westerfeld
Páginas: 415
ISBN: 9788501083708     
Editora: Galera Record
Nota: 
Leia aqui a Sinopse.



Scott Westerfeld é um autor norte-americano e escreve sobre ficção cientifica. Scott escreveu Feios no ano de 2005, essa série fala  basicamente sobre uma futura sociedade onde tudo é perfeito.

Nesse distópico, conhecemos uma sociedade diferente, onde todos são ''feios'' e ao completarem 16 anos, passam por uma cirurgia que os possibilita de se tornarem perfeitos. Vale ressaltar, que nessa sociedade onde Tally mora, os feios e perfeitos não podem se misturar.
 Nesse novo mundo onde há a divisão entre a beleza das pessoas, todos os adolescentes anseiam pelo dia da chegada de seus 16 anos, onde enfim, poderão deixar a Vila Feia e se mudar para a Nova Perfeição, vivendo de festas e alegria.
Em meio a esse cenário, conhecemos Tally, uma feia de 15 anos que assim como os outros, não vê à hora de virar perfeita, se vê solitária pela ‘’perda’’ de seu melhor amigo que se tornou perfeito e supostamente esqueceu-se dela. Tally então conhece Shay, uma feia magricela que diferente dos outros, não sonha em se tornar perfeita. Shay então, leva Tally para conhecer um lugar onde mostra que nem tudo é tão perfeito assim como achava que era.
[...] Quando todo mundo é feio, acho que ser belo vira uma espécie de trabalho. Página: 195
          Devo dizer, primeiramente, que fiquei impressionada com o livro. De começo, estava muito curiosa para lê-lo e ao iniciar a leitura, me veio um desanimo enorme, decorrente as situações que demoraram a acontecer. Ao decorrer da leitura, me vi em estado de êxtase, não conseguia parar de ler e ansiava para saber logo o que iria acontecer, e qual o mistério que se seguia.
         Em Feios, Scott Westerfeld nos mostra um lado da sociedade que nós vivemos, mas que não assumimos, queremos ser perfeitos e condenamos os erros das pessoas, mas muitas vezes esquecemos que não somos perfeitos e também erramos. Scott crítica nossa atual sociedade, de um modo que te convence que estamos vivendo de modo errado e que devemos acabar com isso, ele cria situações únicas que te faz realmente enxergar o grande erro da sociedade de hoje, como nos acharmos feios, destruirmos o mundo em que vivemos e etc.. 
          A narrativa merece um ponto positivo, Scott narra em terceira pessoa de forma que posso dizer que é de longe perfeita, levando em consideração que em minha opinião, livros desse gênero são mais fáceis e melhores de escrever em primeira pessoa.
         As personagens foram bem criadas, Tally, se mostra forte em meio a várias circunstâncias decorrentes no livro, porém não consegui simpatizar muito com ela, talvez pelos fatos que se seguem ao decorrer no livro e que não posso citar aqui, ou mesmo pelo o que fez com sua nova melhor amiga. Shay, foi a que mais me cativou no livro, pelas suas atitudes e seu modo fofo de levar a vida, talvez eu me vi um pouco nela, talvez. 
           Em suma, Feios é um livro muito bom, um ótimo distópico e poderia até dizer que tem um pouco de auto-ajuda, pois quando menos você percebe, já está refletindo sobre sua vida. Um livro que embora tenha seus errinhos, vale a pena ser lido. 

11 comentários:

Lariane disse...

Meire,

eu sou louca para ler essa série, mas não tenho todos os livros ainda, tenho mania de esperar estar completa para iniciar a leitura hihihi

Beijo,
Lariane - Leituras & Devaneios

Dudi Kobayashi disse...

Eu sou perdidamente apaixonada por essa série, começava a ler e não desgrudava!
no meu blog tem postagem nova, se puder de uma passada!
bjinhus


TÍTULOS DE LIVROS

Brubs. disse...

Esse é um série que está virando mais uma queridinha do mundo literário, mais vou revelar, não curti o livro, já várias resenhas falando bem do livro, mais mesmo assim não me agradou.
Não vou mentir tenho até um certa curiosidade, mais por enquanto nop ^^
Sua resenha está super bem feita ^^
Sucesso
Beijos
Bruna-Livros de Cabeceira

Criticando por aí - Caroline disse...

Quero muito ler essa série! *-*

Beijos,
Caroline, do http//criticandoporai.blogspot.com

Aione Simões disse...

Meire, concordamos em vários pontos!
Também achei a narrativa perfeita! Lembro que, no primeiro parágrafo, eu pensei: "ok, eu vou gostar desse livro", só por causa da narrativa.
Eu também simpatizei muito mais com a Shay!
Eu só não me desanimei como você hehe! Eu não esperava gostar muito do livro, então eu me surpreendi bastante com ele ^^
Beijão!

Unknown disse...

Minha colaboradora resenhou esse livro no meu blog, tinha gostado muito da resenha dela, e com a sua pude comprovar que quero muito ler esse livro. A autora parece que escreve essa narrativa de modo muito inteligente e viciante, nos levando a refletir muitos conceitos importantes.

Abraços
http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

Edgar disse...

Oiii amei sua resenha... Vc disse tudo... Tenho 3livros da série falta o ultimo pra que eu possa completar minha coleção. Sou louco por esta série e estou super ansioso pelo filme que acredito que ainda saira este ano.
Parabens pelo blog.

*possuo 2 exemplares de especiais, caso queira trocar, comprar ou conheça alguem que esteja interessado no mesmo, me avisa ;D

Bjs
http://aquendalivros.blogspot.com/

Rayra Mirelem disse...

Eu tenho os três livros da série, só esta faltando o último agora, mas ainda não li nenhum.

Acho as capas deles lindas e a sinpose me agradou muito também, mas ainda tem trilhões na frente :/

Beijos,
Books Lovely

HONORATO, Sandro. disse...

Meire,
Como vai?
Eu não conhecia este livro :O
Mas parece ser bem legal:)

Saudades de te visitar >.<
Vejo que seu blog esta crescendo,meus parabéns :)

Beijos e cuide-se

www.rimasdopreto.com

Jacqueline Braga disse...

Oi amiga
sou louca pra ler essa série, mas essa narração em terceira pessoa me incomodou rs
Sei lá, mas vou ver se dou uma chance né, já que pela sua resenha fiquei empolgada pra ler, pena que já tem 4 livros lançados...OMG
bjos

Escondidos No Livro disse...

Olá amiga... Que saudade... E desculpa por eu ter sumido daqui! kkkkkkkk Amei a resenha e FEIOS está na minha lista de férias... Preciso ler os livros que eu compro! kkk
Estou doido para me aventurar nessa sociedade futurística!

Bjão, Luh
ESCONDIDOS NO LIVRO