18 junho 2012

Resenha: Estilhaça-me - Tahereh Mafi

Livro: Estilhaça-me
Autores: Tahereh Mafi
Páginas: 304
ISBN: 9788563219909   
Editora: Novo Conceito
Nota: 
Leia aqui a Sinopse.



Juliette não é exatamente uma adolescente normal, ela está presa há 264 dias sob a acusação de assassinato, apenas com um caderno e uma caneta quebrada, além disso, ela possui uma maldição um dom, o seu toque é fatal. Desde o dia em que foi presa, Juliette não viu o céu e muito menos viu pessoas, ela está confinada e o mundo a sua volta clama por socorro, um mundo onde os pássaros não voam mais, as plantas já quase não existem e as pessoas são outras. Quando Juliette enfim não vê mais solução, algo acontece, um novo colega de quarto aparece e as coisas já não serão mais como antigamente. Juliette terá de decidir, ou ser uma arma ou ser uma guerreira.
Na ausência de relacionamentos humanos, criei laços com personagens de papel. Vivi amor e perda por meio das histórias enredadas na história; experimentei a adolescência por associação. Meu mundo é uma teia entrelaçada de palavras, amarrando membro a membro, osso a tendão, pensamentos e imagens todos juntos. Páginas: 65 e 66

             Estilhaça-me é o primeiro livro de Tahereh Mafi e preciso logo comentar: eu simplesmente adorei. Não sei dizer exatamente se esse amor veio por causa dos personagens que são apaixonantes ou pela minha paixão por super-heróis. (logo vocês entenderão).
            O livro é narrado em primeira pessoa por Juliette e assim conhecemos mais sobre seu dia-a-dia e sobre o sufoco que é sua vida. Juliette é uma personagem sofrida, que a todo o momento tenta se convencer de que não é louca, embora esteja confinada em um manicômio. Sem o contato com humanos, Juliette aprendeu a não depender de ninguém para sobreviver e não se apegar muito as coisas, já que nunca pode te-las, afinal, todos vêem ela como uma aberração. Aberração, esta é a palavra que Juliette se define. Ela tem uma maldição um dom, Juliette não pode tocar nas pessoas sem prejudicá-las... ou matá-las. Alguma semelhança com uma personagem da Marvel Comics cujo nome é Vampira? 
              Assim como todo bom livro distópico, Mafi critica nossa sociedade, falando sobre o futuro do nosso mundo, que está bem próximo, como as árvores e as plantas sendo envenenadas, o terror na vida dos seres humanos e enfim, a terceira guerra mundial. Resumindo, Tahereh conseguiu construir uma sociedade do futuro muito bem estruturada, de modo que ao ler, você enxerga claramente o que a autora quis dizer e te traz até uma nova mentalidade.

              Sua narrativa é envolvente, Mafi usa e abusa de metáforas e palavras riscadas, embora seja um pouco dificil de se acostumar, seu modo de escrever ajuda a compor o drama da vida de Juliette, tanto que você quase se convence que Juliette está na sua frente te narrando os fatos.

               O livro gira em torno da decisão e do sofrimento da vida de Juliette, e ao decorrer do livro temos muita ação e claro um bom romance. Juliette e Adam formam um casal quase perfeito. Entretanto, preciso comentar sobre o vilão da história, Warner, nunca consegui gostar tanto de um vilão, como o de Estilhaça-me. Warner é cruel, mas lá no fundo você enxerga o bom garotinho que ele é.
              Em suma, Estilhaça-me é um livro que chega a ser encantador de tão tenso que é, embora a personagem principal tenha uma grande semelhança com a Vampira de X-Men, não pude não deixar de soltar mil e um elogios a autora ao concluir a leitura do livro. 


16 comentários:

Sofia disse...

Oi! Tenho certo receio desse livro, talvez por ser tão comentado! Mas daria uma chance, só por curiosidade... Gostei muito da resenha!

Beijos
Lendo de Tudo

Jaqueline disse...

Oi, já li algumas resenhas sobre esse livro mais estou meio em dúvida se leio ou não mais acho que vou acabar lendo pois a sua resenha me deixou curiosa e eu não consigo controlar a minha curiosidade rsrsrs.
Adorei a sua resenha^^

Aline Coelho disse...

Ganhei esse livro em um top comentarista e ele acabou de chegar lindo, estou mega curiosa para ler pq só tenho visto resenhas positivas dele.
Parabéns pela resenha querida!!!

Luara Cardoso disse...

Oi Meire!
Eu também me apaixonei por esse livro. De verdade, eu achei a narrativa fantástica!
E você já sabe que eu também sou uma apaixonada pelo Warner né? Afinal, nós somos as Warner Lovers. <3 ASHHSUAHS
Adorei a resenha. (:


Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Genilda de Melo disse...

Gosto de livros narrados na primeira pessoa. Me fazem viajar junto com a personagem e entrar na estória como se eu a estivesse vivendo ^^
Vou gostar de ler este livro!

Clara disse...

Eu nunca li esse livro. Já estou participando da promoção e sua resenha está ótima, sem revelar muitas coisas. Não deixe de dar uma passadinha no blog ;)
maravilhosomundodetinta.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Não li nem a sinopse do livro ainda, mas pela resenha e pela capa me despertou muito o interesse!
Beijos

Jackeline Ratochinski disse...

Gostei da resenha a narração é bem promissora e promete prender cada vez mais e mais o leitor ,gosto de narração como esta que deixa sem folego...muito bom!!!

Unknown disse...

muito boa a sua resenha, fiquei com mias vontade ainda de ler *-*

Anônimo disse...

Esse livro é um dos mais recomendados que já ouvi.
Parabéns pela resenha,e a minha curiosidade aumentou!:D

Carina Cassiano disse...

Resenha Linda, como o livro também é lindo *-*

Unknown disse...

Sempre quis esse livro, só pela acaba já da pra ver que é bom ainda mais lendo essa resenha rs.

Unknown disse...

Resenha muito boa, capa do livro mt fera tb.. muita vontade de ler !

Elis Paulina disse...

A capa já nos encanta, a sinopse é perfeita, um ótimo livro de distopia para leitores.

millacneves disse...

Curiosa para ler, a capa é linda, e a resenha só ajuda a querer mais! =)

Unknown disse...

Amei a resenha. O livro é fantástico e a capa linda li rápido demais pensando em re-lê antes do final do ano.
Ótima indicação para quem gosta do gênero.