28 maio 2012

Resenha: O Diário da Princesa - Meg Cabot

Livro: O Diário da Princesa
Autores: Meg Cabot
Páginas: 284
ISBN: 9788501062901    
Editora: Galera Record
Nota: 
Leia aqui a Sinopse.

Mia Thermopolis é uma adolescente normal. Tem 15 anos, cursa o
Ensino Médio, tem dificuldades no bicho de sete cabeças que é a 
álgebra e tem suas paranóias. 

Os pais de Mia são separados e pelo o que ela sabe, seu pai é como um governado em Genovia, um pequeno país europeu localizado entre a França e a Itália. Mia só passa os natais ao lado do seu pai, então não sabe muita coisa do lugar onde ele vive.

Certo dia, Mia recebe a notícia de seu pai não poderá ter mais filhos, devido a um tumor em um dos testículos, descobre então que é a unica herdeira do trono de Genovia e que seu pai é um príncipe. Em meio a várias fatos como uma briga com a melhor amiga, um baile, as aulas de álgebra, Mia vai descobrindo como realmente é ser uma princesa.
[...] ELE É UM PRÍNCIPE!!!

 Meu Deus! Por quanto tempo eles pensavam que poderiam esconder isso de mim? Página.41
O Diário da Princesa é o segundo livro da autora Meg Cabot que leio (clique aqui e leia a resenha de ''Garota Americana'') e o que eu mais tinha vontade de ler. Assim como a maioria das garotas, desde pequena tive aquela vontade de ser princesa, como os livros são praticamente um mecanismo que nos trasporta para outros universos, porque não poderia ser princesa por um dia com O Diário da Princesa

Literalmente, O Diário da Princesa é um diário escrito por Mia, onde conhecemos sua vida antes da fama, uma 'nerd' péssima em álgebra e zoada na escola, e como a sua vida muda de uma hora para a outra ao saber que é uma princesa. No livro, conhecemos o drama da vida de uma simples adolescente de 15 anos.

Como já disse, esse é o meu segundo livro de Meg Cabot, então não tenho muito o que comentar sobre sua forma de escrever - uma vez que só li Garota Americana e O Diário da Princesa - mas o que vim percebendo ao longo das resenhas que venho lendo dos livros de Cabot, é que Meg consegue fazer do super clichê, algo gostoso de ler e ao mesmo tempo divertido. Foi mais ou menos assim a minha sensação com O Diário da Princesa, em minha opinião foi um poço de clichê, mas ao mesmo tempo que me irritava com aquilo, não conseguia largar o livro para saber logo que o que tinha deduzido iria acontecer.

As personagens que ao mesmo tempo são super divertidas, são também irritantes, mas não pense que isso impede uma boa leitura, pelo contrário, você acaba gostando delas, pois afinal nós, meros mortais, somos do mesmo jeito. Quem nunca fez de uma situação simples uma novela mexicana?

Resumindo, O Diário da Princesa foi sim um livro bom, e mesmo que tenha me decepcionado um pouco com o enredo, quero muito ler a continuação para saber o que vai acontecer com a Princesa Mia.

ps. Para quem espera um livro idêntico ao filme, já alerto, os dois são muito diferentes. E qual dos dois eu escolho? O Filme. 

7 comentários:

Anônimo disse...

Aii, sério que prefere o filme?! Eu gostei tanto desse livro! Tenho a série inteira!

Adoro o estilo das suas resenhas!

http://chicklitobsession.blogspot.com.br/

Luis Fernando Turozi Mausson disse...

O.K, agora a resenha está retinha >.< SUhaush

Pensei que você tivesse ODIADO o livro... Mesmo você dizendo que é uma leitura agradável e etc, acho que eu não vou ler.. jamais..Não gosto de garota mimada surtando por bobeira :X Desculpe o preconceito, mas não gosto nem um pouco.. quanto à escritora, tenho vontade de ler algum livro dela, tipoo 'Garota Americana'.. sei lá, você gostou.. Quem sabe ;)

Fernando

http://nerdliterario.blogspot.com/

Unknown disse...

Embora o livro parece ser muito feminino eu tenho um pouco de vontade de lê-lo, afinal eu vi tantas vezes o filme na minha infância. Como ainda não li nada da Meg tenho muita curiosidade de ler Insaciável e Quando Cai o Raio, que foram os que mais me chamaram a atenção.

http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/

Aione Simões disse...

Oi Meire!
Você disse tudo: a Meg faz do clichê algo delicioso de ser lido!
Eu adoro essa série, mas ela é mesmo cheia de clichês, um dramalhão só, a Mia irrita as vezes (espera chegar lá pelo 8º livro... Você vai querer matá-la), mas ninguém ganha da Lilly no quesito "pé no saco".
É uma série teen, então isso influencia também!
Sou apaixonada pelo filme, mas gosto dos dois por serem diferentes ^^
Beijão!

Sofia disse...

Aah, não acredito que não assisti nem li! Sou muito curiosa em relação à séria, fora que me parece ótima! Bjs e resenha maravilhosa!

Lendo de Tudo-Sorteio 1 ano!

Kimberlly de Moraes disse...

Ah, Meg Meg... Já corri feito louca atrás de cada um dos livros dela rs. O Diário da Princesa foi um dos primeiros, mas foi melhorando bastante de um livro para o outro. Princesa Para Sempre foi um fechamento digno para essa série, digamos, grande rs. A coisa ficou divertida mesmo quando os filmes foram lançados e apareciam comentários sobre eles no livro rs.
Beijo,
Kim.
http://www.ultimoromance.com/

Anna disse...

AI nunca li nada da Meg e não tenho vontade de ler :x Acredita?
Pois é ela nunca me chamou atenção em seus livros, ainda tenho dúvida do porque o.O

Beijos amiga (eu andava sumida, eu sei =/ mas voltei! )

www.pausaparaumcafe.com.br