16 abril 2012

Resenha: O Menino do Pijama Listrado - John Boyne

Livro: O Menino do Pijama Listrado
Autor: John Boyne
Páginas: 186
Publicação: 2007
ISBN: 9788535911121
Editora: Companhia das Letras
Nota: 

 Alemanha Nazista, um menino, uma mudança de cidade, uma casa chamada Haja-Vista, uma irmã terrivelmente chata, um pai autoritário, soldados indo e vindo, uma cerca, um menino do outro lado da cerca, uma amizade.


O Menino Do Pijama Listrado é um livro bastante simpático, onde conhecemos Bruno - um garoto de nove anos, que sofre pela mudança de casa e de cidade, onde é obrigado a largar seus únicos amigos em Berlim e se mudar para um lugar onde ele nunca havia ouvido falar. Através desses dramas da vida de Bruno, o narrador nos conta indiretamente o que é aquele lugar onde Bruno está para quem o pai trabalha e o que faz, coisas que Bruno nem imagina, pois a família o priva de tais acontecimentos.
O livro é narrado em terceira pessoa, mas tem um enfoque maior em Bruno, entretanto, grande parte do livro gira em torno de seus sentimentos, onde em sua grande maioria são reclamações sobre a casa, sobre a vida em Haja-Vista e etc. Por muitas vezes pensei em largar o livro de tantas reclamações, porém, quando você já está quase se cansando da leitura, o autor a conduz por outro rumo onde ninguém espera e, uma coisa que achei bem bacana foi que o autor deixa que o leitor tire suas próprias conclusões sobre determinados capítulos e situações que nossas personagens passam.
Embora seja um livro leve, traz consigo muita informação e quem consegue compreender o que o autor está se referindo, fica surpreso com tamanho talento. É como se o autor nos privasse da crueldade existente em gestos tão simples retratados no livro. Como se tivéssemos a ingenuidade de Bruno.
Caso você comece a lê-lo, embarcará em uma jornada ao lado de um garoto chamado Bruno (embora este livro não seja recomendados para garotos de nove anos). E cedo ou tarde chegará com Bruno a uma cerca. 
Texto escrito na orelha de O Menino do Pijama Listrado. 

7 comentários:

Luis Fernando Turozi Mausson disse...

Bem, eu já tive muita curiosidade pelo livro ! MAAAAS agora que você disse que o autor deixa a narrativa um pouco chata, não tenho certeza se quero ler ! Pois mesmo levando a um rumo diferente, a 'chatice' deve ser persistentes.. e não estou nem um pouco afim de ficar lendo reclamação :P
Mas enfim, qualkquer dia desses, eu leio :) Adorei a resenha, curta e direta !

Fernando Turozi

http://nerdliterario.blogspot.com/

Kimberlly de Moraes disse...

Eu já quase comprei esse livro, mas por engano rs. Nunca realmente me interessei por ele, apesar da Alemanha Nazista ali (O que fazer se eu gosto de ler sobre?). Mesmo assim, realmente gostei da resenha, Meire.
Beijão,
Kim.

http://amoressobrenaturais.blogspot.com.br/

Jacqueline Braga disse...

EU já quero ler só porque o nome do personagem principal é o mesmo do meu esposo rs
Adorei a resenha, não sabia do que se tratava o livro, mas creio que irei me emocionar muito.
bjos

Pabline disse...

Tenha muita vontade de ler esse livro, já assistir ao filme e simplesmente amei. Essas historias ambientadas nas Grandes Guerras sempre me chamaram a atenção.
Muito interessante a maneira como o escritor trata a ingenuidade.
Espero ter logo a chance de desfrutar dessa leitura :D
Bjão!

-Amigas Entre Livros-

Bárbara Rocha disse...

Já assisti o filme só, e achei a história bem misteriosa durante e o final bem triste..
Beijos ♥
http://diamontlilac-news.blogspot.com/

Marli Carmen disse...

ain...tenho vontade de ler!!! Muito, muito...amei o que, e como vc escreveu....beijinhos

Momentos de leitura disse...

Tenho muita vontade de ler este livro. Mas ainda não tive a oportunidade! Sua resenha ficou ótima*
Beijos

http://pollymomentos.blogspot.com.br/