12 março 2012

Resenha: Um Dia - David Nicholls

Livro: Um Dia
Autor: David Nicholls
Páginas: 416
Publicação: 2011
ISBN: 9788580570458
Editora: Intrínseca 
Nota: 
Pesquise preços:
Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
Sabe aquele livro que você ouve falar tão bem, mais tão bem que, por não ter lido ainda você se sente uma anomalia? Pois então, essa era mais ou menos minha história com o livro Um Dia do autor David Nicholls. Desde sempre venho lendo resenhas super positivas sobre o livro, o que me fazia ficar desesperada atrás de um exemplar. O fim dessa história é que eu demorei para ler, me desanimei e me decepcionei um pouquinho.

O livro é narrado em terceira pessoa de forma que faça o leitor entender os dois lados da moeda. No caso Dexter e Emma. Dexter é um canalha, propriamente dito. Toda semana (pode-se assim dizer) está com uma mulher diferente e vive decepcionando as pessoas. Emma é uma mulher comum, inteligente e que luta para conseguir os seus ideais. Os dois se conhecem na formatura em 15 de julho de 1988 e desde então se tornam melhores amigos. A partir daí, a cada capitulo o autor narra o que Dex e Emma fazem no dia 15 de julho dos demais anos. Isso por 20 anos! Vinte anos. Duas pessoas. Um Dia.

Devo dizer que achei super bacana a ideia do autor em fazer um livro tão real como Um Dia. Real a ponto de você enxergar a situação em que os personagens se meteram, o drama de arrumar um bom emprego, as incertezas do amor e mostrar que a vida não é assim tão perfeita como imaginamos e queremos para nós. Talvez tenha me acostumado a ler aqueles livros em que todo mundo é perfeito e o amor é sempre lindo e, exatamente por isso tenha levado um choque com Um Dia.

O motivo, talvez por eu ter me decepcionado com Um Dia se deve ao fato da narrativa. David narra bem, diria até muito bem (ou perfeitamente), porém ao decorrer da leitura me sentia cansada e logo largava o livro, era informação demais! Ou talvez se deva ao fato também da realidade apresentada, ler Um Dia foi como um tapa na cara. 

As personagem foram muito bem construídas e (embora já tenha falo umas vinte vezes aqui na resenha) muito reais. É fácil encontrar caras idiotas e canalhas como Dex e mocinhas que sonham em mudar o mundo como Em. Exatamente por isso peguei um carinho bastante especial pelos dois. E preciso comentar: depois de Um Dia, eu jamais enxergarei Anne Hathaway como outra pessoa a não ser Emma.

Um Dia é um livro muito bom, por mais que tenha me decepcionado com ele, não poderia dar menos que 4 estrelas, pois tamanho é o talento de David Nicholls. Sinceramente, Um Dia se tornou um livro que será difícil de esquecer.

Beijão

16 comentários:

Aione Simões disse...

Esse livro realmente é difícil de esquecer e é um tapa na cara de tão real!
Uma pena que você tenha se decepcionado um pouco, mas você não foi a única que isso aconteceu!
A Anne é perfeita de Emma mesmo :D
Beijão!

Jacqueline Braga disse...

acho que foi isso que me fez classificar o livro como favorito: o lado realistico que David conferiu a história.
Eu gostei bastante do final, e foi uma das melhores leituras de 2011.
estou super ansiosa pelo novo livro dele que irá lançar ainda este ano.
bjos

Unknown disse...

Oii
Adorei a resenha e quero muito ler esse livro!!!
E agora que tu falou que será difícil esquecer, minha vontade só se intensificou.

Tem meme pra ti no Magia!!
http://lara-duarte.blogspot.com/2012/03/meme-como-voce-cria-suas-resenhas.html

um beijão

Anna disse...

Eu acho linda essa capa e a história deve ser maravilhosa, mas tenho medo d não parar de chorar quando começar a ler, ja chorei horrores no filme.

www.pausaparaumcafe.com.br

Candy Reis disse...

Meireane, você não tem vergonha de fazer a gente passar mal quando acessamos seu blog? QUE COISA MAIS FOFA *O* eu quase caio da cadeira de tanta fofura, parabéns♥

É verdade tem coisa pior do que esses '' comentários '' kkkk

Kimberlly de Moraes disse...

Esse se tornou um dos meus favoritos. Também me sentia muito estranha por não tê-lo lindo ainda e esse foi mais um dos motivos que me fizeram ir atrás dele no ano passado. Acho que a única coisa que consigo ver como algo ruim é que eu gostei tanto que tenho dificuldade para encontrar defeitos nele, sabe? Esse tapa na cara que você falou (e que eu também senti) só serviu para que eu de alguma forma me apegasse mais a ele. Cheguei até a chorar.
Agora estou esperando pelos próximos livros do autor ansiosamente.
Um grande beijo.
http://amoressobrenaturais.blogspot.com/

Gleice Couto disse...

Esse livro é fantástico! Um dos melhores que li em 2011! Ao contrário de você, acho que a narrativa é ótima, e original - amei a ideia do mesmo dia, mas anos diferentes. :)
Parabens pela resenha!
Beijos

Gleice
www.murmuriospessoais.com
@MPessoais

Luara Cardoso disse...

Sempre que a gente espera demais de um livro a gente acaba se decepcionando, é sempre assim. :/
Posso te dizer: eu também me considero uma pessoa anormal por ainda não ter lido esse livro. haha Mas depois de tantas críticas negativas de pessoas que estavam com a expectativa alta, resolvi me acalmar um pouco, não ficar muito ansiosa... vai que assim o livro me surpreende mais, não é?

Um beijo,
Luara - Estante Vertical

Luis Fernando Turozi Mausson disse...

Oh Meire,como você disse: 'Como um tapa na cara' ! É bem assim que me senti, também acho que é por estarmos acostumados a finais felizes e etc !! Mas o livro é bom para refletirmos sobre nossa filosofia de vida, escolhas e etc...
É um livro bom, e o final (que final!!) não0 poderia ser diferente, pois 'Feliz:Fail'

Fernando Turozi

http://nerdliterario.blogspot.com/

Luis Fernando Turozi Mausson disse...

*---------------------------*

Unknown disse...

Esse livro foi lindo e triste! A gente sempre espera o final feliz, não adianta! É do ser humano ! Mas, apesar de ter ficado triste, o final também não poderia ser outro! Acho que o amadurecimento do Dexter dependia desse fato marcante em sua vida!
Ótima resenha!
Um beijo,
Nica

Brenda Lorrainy disse...

Eu também me sentia uma anomalia por não ter lido o livro antes. kkk
E confesso que também me decepcionei, tanto pela narrativa cheia de detalhes como você disse, quanto pelo final, que na minha opinião foi desnecessário e forçado.
Claro que achei o livro real e a história linda, mas o livro em sua maioria foi uma decepção :/

beijoo
Brenda Lorrainy
cataventodeideias.com

Julia Cedro disse...

Oi, tudo bem?

Eu também me decepcionei um pouco com esse livro, não que eu não tenha amado, rs. Realmente é muito real e me identifiquei um pouco com a Emma.
ótima resenha.

Beijos,
Sonhos de Garota

Célia Guimarães disse...

Nossa, eu que estou me sentindo uma anomalia agora, por não ter lido este livro. Estou super ansiosa, espero não me decepcionar.
Parabéns pela resenha!

Helana disse...

Estou com ele para ler. E te dizer que essa coisa de narrativa cheia de detalhes não me agrada nadinha. Odeio isso, pra mim pesa a leitura.

Fernanda - Livraria do Médico disse...

Estou com muita vontade de ler esse livros. Todo mundo fala super bem desse livro!