14 janeiro 2012

Sessão Pipoca #9 - Uma Prova de Amor

Uma Prova de Amor - CartazElenco: Cameron Diaz, Abigail Breslin, Sofia Vassilieva.
Direção: Nick Cassavetes.
Duração: 109 min.
Nota:  (4,5)

Sinopse: Sara e Brian Fitzgerald são informados que Kate, sua filha, tem leucemia e possui poucos anos de vida. O médico sugere aos pais que tentem um procedimento médico ortodoxo, gerando um filho de proveta que seja um doador compatível com Kate. Disposto a tudo para salvar a filha, eles aceitam a proposta. Assim nasce Anna, que logo ao nascer doa sangue de seu cordão umbilical para a irmã. Anos depois, os médicos decidem fazer um transplante de medula de Anna para Kate. Ao atingir 11 anos, Anna precisa doar um rim para a irmã. Cansada dos procedimentos médicos aos quais é submetida, ela decide enfrentar os pais e lutar na justiça por emancipação médica, de forma a que tenha direito a decidir o que fazer com seu corpo. Para defendê-la ela contrata Campbell Alexander, um advogado que cuidará de seus interesses.


Acredito que provavelmente metade dos leitores do Mania Literária já assistiram a esse filme, mas não pude deixar de não querer comentar sobre ele, já que se tornou um dos filmes mais marcantes da minha vida.

Câncer, todos querem ficar longe dessa doença que atinge qualquer cidadão, e para a família ... não foi diferente. Um dia estão brincando com seus dois filhos naturalmente saudáveis e no outro descobrem que a sua caçula tinha leucemia e precisava de um doador compatível para garantir sua sobrevivência, pelo menos até alguns anos. Eis que nasce Anna que, como a sinopse já diz, ao nascer deve de doar o sangue do seu cordão umbilical para a irmã.

Onze anos se passam, até que Anna - após muitas cirurgias - decide processar seus pais. Como assim processar? Anna quer o direito de uso de seu próprio corpo e não aceita ter de doar um rim para sua irmã mais velha.

Uma Prova de Amor é um drama tão emocionate, que fui dormir chorando com a história. Os diretores conseguiram ao mesmo tempo divertir e emocionar quem assiste. Acho que por se tratar de doença ficam todos imaginando se a situação ocorresse com você, e comigo não foi diferente.
Achei que foi um filme muito bem dirigido, mas ficou faltando algo. Claro, a história é surpreendente mas chega a ser óbvio demais, se é que vocês me entendem. 

Mas uma coisa que eu não sabia era que, Uma Prova de Amor é baseado em um livro. Isso mesmo, no livro A Guardiã da minha Irmã da autora Jodi Picout, não sei, mas deve ser mais dramático que os livros do Nicholas. E como toda adaptação de livro para filme houve mudanças gravissimas que fizeram até a autora se entristecer. Sei qual foram as mudanças porque sou besta e li spoilers, mas não vou fazer isso com vocês:

A Guardiã da Minha Irmã Sinopse: Concebida por meio de uma fertilização in vitro, Anna foi trazida ao mundo para ser uma combinação genética para a sua irmã mais velha, Kate, que sofre de leucemia promielocítica aguda. Aos 15 anos, Kate passa a sofrer de insuficiência renal. Anna sabe que se doar seu rim, ela terá uma vida limitada. Ciente de que terá de doar um de seus rins para sua irmã, Anna processa os pais para obter emancipação médica e direito sobre seu próprio corpo.

O livro é da editora Verus e você encontra ele para comprar aqui: 


Beijos

8 comentários:

Aione Simões disse...

Oi Meire!
O filme é mesmo lindíssimo e polêmico, me fez refletir demais!
Já li um livro da Jodi, chamado O Pacto, e acredito que A Guardiã de Minha Irmã siga o mesmo estilo.
Dessa maneira, acho que não será possível comparar com os livros do Nicholas. Os livros dele são dramáticos sim, mas também cheio de clichês e romantizados (não estou falando mal, eu adoro). Os dela, entretanto, pegam mais para o lado polêmico da história, são dramáticos, mas são reflexivos, têm suspense na história, acho que são bem diferentes. Os do Nicholas são mais dramáticos. Os dela, mesmo que tenham drama, não são dramáticos. Ficou confuso? Hehehe
Beijão!

Pabline disse...

Ainda não assistir esse filme acredita?
Passou na tv né, mas não gosto de assistir filme assim, já que fico impaciente com os comerciais e ainda por cima, a programação tende a corta alguma coisa... E minha amiga o tem, e disse que ia me emprestar... Então deixei pra depois :P
O filme deve ser mesmo emocionante... Eu tbm não fazia a menor idéia que o filme era baseado em um livro, e que pena que houve tantas mudanças :/
Mas já vou anotar o nome do livro, fiquei muito interessada XD
Bjão!

-Amigas Entre Livros-

Folhas de Sonhos artesanatos disse...

Olá, estou conhecendo seu blog e já me tornei seguidora, para participar de promoções e saber de suas novidades.

Conheça meus trabalhos tb, e veja minha nova coleção, inspirada em Alice no País das Maravilhas:
http://folhasdesonhos.blogspot.com/2012/01/colecao-wonderland.html

Nossa... não sabia que esse filme era baseada em livro, eu tenho o filme baixado, só falta assistir, rs.

abraços,
Luciana
http://www.folhasdesonhos.blogspot.com

Sobre Meus Livros disse...

Eu assisti esse filme qunado passou no SBT (é..) e também fui dormir chorando. É bem triste .-.
Também me imaginei na situação das personagens..
Eu leria o livro se não tivesse assistido ao filme. Mesmo sendo um pouco diferente, o que acontece mesmo eu já ia saber..

Beijos, Bárbara.
Sobre Meus Livros,

Red Lisptick disse...

Uma Prova de amor é um dos únicos filmes que me fizeram chorar antes do final,não sei dizer direito o que se passou mais esse filme é muito perfeito e acho que todos deveriam ver ! Diiiiva *-*

xoxo;* @ItsLooh

www.furadateen2.blogspot.com

Criticando por aí - Caroline disse...

Já tinha visto o filme e confesso que chorei bastante! Deu raiva quando descobri que a menina foi criada com o intuito de ajudar a irmã... não acho justo isso! :T

Não li o livro ainda, mas parece ser muito bom! rs

Beijo,
Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com
Espero sua visita lá rs

Elaine Borges disse...

Puxa vida.
Eu nunca assiste o filme nem li o livro, mas é surpreendente a história.
Agora estou curiosa para ler o livro.
http://somosadolecentes.blogspot.com/

Dudi Kobayashi disse...

esse filme é mto bom mas muito triste, lembro q qnd eu vi n conseguia parar de chorar :x

TÍTULOS DE LIVROS