30 janeiro 2012

Resenha: O Céu Está em Todo Lugar - Jandy Nelson

O Céu Está em Todo LugarLivro: O Céu Está em Todo Lugar
Autora: Jandy Nelson
Páginas: 423
Publicação: 2011
ISBN: 9788563219374
Editora: Novo Conceito
Nota:  (Muito Bom!)

Sinopse: Este é um livro de estreia vibrante, profundamente romântico e imperdível. Lennie Walker, de dezessete anos de idade, gasta seu tempo de forma segura e feliz às sombras de sua irmã mais velha, Bailey. Mas quando Bailey morre abruptamente, Lennie é catapultada para o centro do palco de sua própria vida - e, apesar de sua inexistente história com os meninos, inesperadamente se encontra lutando para equilibrar dois. Toby era o namorado de Bailey, cujos sentimentos de tristeza Lennie também sente. Joe é o garoto novo da cidade, com um sorriso quase mágico. Um garoto a tira da tristeza, o outro se consola com ela. Mas os dois não podem colidir sem que o mundo de Lennie exploda...
..................................................................................................................................

Desde cedo Lennie sempre amou Bailey - sua irmã mais velha - de forma que visse ela como um exemplo a ser seguido. Para Lennie, Bailey era tudo já que, as duas irmãs foram largadas por sua mãe ainda cedo. Largadas por um motivo que nunca souberam. Tudo na vida de Lennie muda, sua irmã, a mais nova Julieta  sofre um acidente de carro e morre. Em um dia está sorridente e no outro está fria, está morta.
Pego meu telefone, digito o número de Bailey, ouço-a impacientemente falar como Julieta, o calor incendiando a minha cabeça; então, depois do bipe, ouça a mim mesma dizendo: - O que acontece com o pônei acompanhante, quando o cavalo de corrida morre? -
Lennie sofre bastante com a morte de Bailey, sua irmã ofuscava seu brilho mas isso não fazia Lennie triste. Ter sua irmã por perto era o que ela mais queria. Porém, o que Lennie não podeira esperar é se apaixonar. Um mês depois da morte de Bailey, ao voltar para a escola, Lennie conhece Joe, o garoto que estava ocupando seu lugar na orquestra da escola. E também tem Toby, o ex namorado de Bailey que vê em Lennie, uma maneira de suprir a falta que sente de sua falecida namorada.
Anos atrás, estava deitada no jardim da vovó e Big perguntou o que eu estava fazendo. Disse-lhe que olhava para o céu. Ele respondeu - Essa é uma concepção errada, Lennie, o céu está em todo lugar, começa aqui, aos nossos pés.
Com uma riquíssima narrativa, Jandy Nelson nos apresenta o mundo de Lennie, uma irmã mais nova vivendo a sombra de sua irmã mais velha. Poderia dizer que Céu Está em Todo Lugar se resume basicamente nisso: o sofrimento de Lennie, mas se eu dissesse isso estaria passando informação errada a vocês leitores do Mania Literária. Embora bastante depressivo, sim, depressivo, Jandy Nelson consegue nos surpreender com uma dose de humor e um romance de tirar o folego.

O Céu Está em Todo Lugar é narrado em primeira pessoa (no caso Lennie) e durante o livro somos trazidos a várias situações no qual Lennon passou com sua irmã Bailey, mostrando o quão forte era o amor de uma para a outra. Durante a leitura, encontramos também, vários poemas no qual Lennie escreveu e soutou por aí, onde ela escreve o que sente depois da morte de sua irmã e vários diálogos próprios de irmãs.

Pensar em como Lennie se sentiu após a morte de sua Bailey fez com que sentisse como se faltasse um pedaço de mim. O sofrimento de Lennie é bem evidente em todas as páginas do livro, mas isso não faz com que ele se torne enjoativo, pelo contrario, motiva a ler e ler mais. Jandy Nelson consegue fazer com que o leitor sinta as emoções das personagens e digo mais, faz quase de você uma personagem.

E falando deles, são todos apaixonantes. Lennie embora eu tenha sentido bastante pena não consegui gostar por completo dela, mesmo que ela seja uma bookaholic e tenha lido O Morro dos Ventos Uivantes 23 vezes. Já a vovó de Lennie, achei tão inusitada... tão diferente, me encantei bastante com ela. E Tio Big, embora consumidor de maconha, me tirou da tristeza de Lennie e colou um sorrisinho em meus lábios. Ele é um figura!
Já os meninos... o que é isso tia Jandy? Mande para mim um Joe e se puder enviar um brinde também, por favor mande o Toby! Dois rapazes totalmente diferentes unidos por uma única semelhança: fazer a leitora se apaixonar.

Embora tenha gostado bastante da obra e pretendido ler daqui a alguns meses, achei que ficou faltando algo, não sei bem explicar o quê, mas a obra não me conquistou totalmente. Mas é livro que eu indico sim, é uma leitura rápida e prazerosa.

                                                                      Book Trailer:                                                                  


Beijos

13 comentários:

Unknown disse...

Oii...
Guria, esse livro me conquistou totalmente, hehehe, achei muito bom, Lennie me irritou bastante, mas gostei dela e de Joe.
amei o livro.

beijos
Magia Literária

Anônimo disse...

É a primeira vez que vejo alguém dizer que não foi conquistado por completo por esse livro. Não li e então não posso dar minha opinião, mas quero demais ler. O fato dela já ter lido 23 vezes meu livro favorito me deixou com um uma vontade maior ainda de ler.

comenta?
jeito-inedito.blogspot.com

Luis Fernando Turozi Mausson disse...

Volteeei... Primeiro, A-D-O-R-E-I o novo design, não mudou muito, mas ficou ótimo ;) Já trouxe seus marcadores, e adorei sua resenha :) Sabe aquela vontade de ler o livro, a que eu já havia mencionado ? Então, ela aumentou !!! Quero ler :( Me dá o livro !!!!


Fernando !

Aione Simões disse...

Gente, ler 23 vezes um livro?
Acho que nem meu amor por Harry Potter me fez conseguir ler tudo isso ainda... Tudo bem que um dia eu chego lá, mas, mesmo assim, não devo ter chegado nem em 10 vezes cada livro da série hehe
Uma pena que você sentiu faltar algo, mas isso acontece, sei como é!
Quero muito ler, espero fazer isso logo!
Gosto do fato do livro ter humor em meio a toda melancolia da história.
Beijão!

Marina Oliveira disse...

Não tinha muita vontade de ler esse livro não, mas li muitas resenhas positivas que acabaram me convencendo. A história parece ser bem bonita... Quero dar uma chance. :)
Beeeijos

Marina Oliveira
http://distribuindosonhos.blogspot.com

Thais Priscilla disse...

Adorei esse livro. Achei bem delicado, bem meu estilo *-*

Beijinhos,
Thais P.
http://thaypriscilla.blogspot.com

Unknown disse...

Oi, Meire :D
Esse livro me surpreendeu muito, a história em si é demais!
E Meire, quem não queria um Joe ou um Toby na vida? Muito apaixonante!
Li esse livro e recomendo sem sombras de dúvidas. Tenho que falar também do jeito que elaboraram o livro, super fof, cada folha ..

Beijos :*
Natalia. http://www.musicaselivros.blogspot.com/

Felipe Santos disse...

Preciso ler esse livro, ele tem uma capa muito bonita e você me fez querer lê-lo.

Beijos,
Felipe
http://ahoradolivro.blogspot.com/

Gabriela Wegner disse...

Oi Meire!
Eu ADOREI o livro!
Que pena que ele não conseguiu te conquistar totalmente... Mas existem gostos para tudo né?
Parabéns pela resenha!
Continue sendo sincera assim! rs
Beijos

Raphaela disse...

COMO ASSIM O LIVRO NAO TE CONQUISTOU TOTALMENTE? OMG *tendoumasincope*


Toda vez que eu leio uma resenha falando sobre isso eu nao consigo entender, sei lá. Pra mim o livro é tçao perfeito, não só a historia mas o conjunto em si que eu nao consegui encontrar um unico defeitinho pra falar que nao é maravilhoso!

Eu amei a historia, é muito real e a autora pegou uma historia de vida e a trsnformou em algo diferente e gostosa de ler. Perfeito!

Beijokas! :*

Raphaela
Equalize da Leitura
@EqualizeLeitura

Jacqueline Braga disse...

Minha nota para o livro foi a mesma que a sua, pelo mesmo motivo: não consegui gostar tanto da Lennie assim, em alguns momentos ela me deixou bastante irritada para falar a verdade,
Eu gostei , mas tmb achei que faltou algo, pretendo reler em breve.
bjos

Lu disse...

esse é um livro que tenho muita vontade de ler. ´Parece ser muito fofo, do tipo bem tocante. ^^
beijos.

Letícia Giollo disse...

Aiin eu amo esse livro !!
Que pena que você não tenha gostado tanto :\
Eu ainda não tive a oportunidade de ler mas estou looouca pra ler logo ♥
O design dele é muito lindo e a história também parece ser perfeita!!
Espero poder ler logo ... Sua resenha está ótima !!
Beijos

Letícia
Blog Literário "Louca por Livros"
http://www.louca-por-livros.blogspot.com/