05 dezembro 2011

Resenha: O Preço de Uma Lição - Federico Devito e Gutti Mendonça

O Preço de Uma Lição Livro: O Preço de uma Lição
Autores: Federico Devito, Rogério Mendonça
Editora: Novo Conceito
Páginas: 366


Sinopse: Os meninos são, sim, capazes de amar. ”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.” Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções. O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que – ao contrário do que dizem algumas garotas – os meninos são, sim, capazes de amar. Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.
....
O livro começa sendo narrado em terceira pessoa, onde relata como surgiu a amizade do ''Quarteto 21'', um grupo de amigos formado por duas garotas, um garoto e nosso querido protagonista. Um começo um tanto quanto chato mas que foi fundamental para entender melhor esse laço de amizade.

No segundo capitulo nosso querido protagonista que não tem nome, mas vou chama-lo de Federico, começa narrando seus relacionamentos um tanto bizarros, entre eles o namoro que não tem beijo e seu ''trauma'' com as irmãs de suas namoradas. Federico é considerado pelas garotas um cara xavequeiro. Nunca tinha falado um eu te amo e o que falou não era verdadeiro. Mas tudo muda quando vai a um churrasco em Mogi e conhece Juliana. Uma garota 5 anos mais nova que ele mas que mexe com seu coração. Ela linda, inteligente e bastante independete.

A partir daí começa um romance entre nosso protagonista e Juliana, um romance dos sonhos, um romance que toda garota quer para ela. Federico faz tudo por Juliana, liga todo dia, se puder vai todo dia para Mogi encontra-la. Nosso protagonista se torna em um ''ultimo romantico''. Um verdadeiro romance de filme mas como nem tudo na vida é um mar de rosas e as coisas começam a mudar. Federico então vai ter que descobrir qual é o verdadeiro preço de uma lição.

Quem freqüenta redes sociais com muito adolescente (principalmente tumblr e twitter) concerteza já ouvir falar daquela história: ''O garoto só vira homem quando ama realmente uma mulher'' ou ''Você é um moleque por pegar todo mundo e você é um homem por conquistar todos os dias a mesma mulher'' vai facilmente sentir a semelhança nesse livro. Um assunto até batido mas que tem tudo para se tornar uma ótima história.

Por se tratar de um livro adolescente (bem adolescente) e provavelmente é o primeiro texto profissional dos autores, tento relevar um pouco algumas coisas, como por exemplo o protagonista se tornar totalmente depende de sua amada (o que acho que isso não acontece na vida real) e ele ser tão irresistível assim. Não sei se essa parte do irresistível foi ideia Federico Devito que relatou suas experiências como colírio, não sei. Mas tudo bem.

O livro em si é bom, mas ao decorrer da história fica muito cansativo e arrastado. Não sei se foi mais um caso de querer encher página ou mesmo um dos autores querendo relatar suas experiências traumáticas com as garotas, mas encheu um pouco o saco. Por muito pouco eu não desisti do livro. Mas ao decorrer da história, o livro deu reviravoltas e me animou um pouco a continuar a leitura.

Achei os personagens um pouco monótonos, mas são bastante carismáticos. Eu preciso dizer que amei nosso protagonista sem nome mesmo ele sendo muito bobão e torci por ele o tempo todo. Confundi em diversas vezes os amigos da personagem principal, em várias vezes falava de um Luciano e eu pensando que era o Luiz. Em outras vezes era o Luiz e eu pensando que era o Luciano. E assim vive-e-versa.

A escrita é boa sim, muito fácil de ler e a leitura flui bem. Levando em consideração que é o primeiro livro dos dois, ela é ótima. A diagramação do livro é linda, a capa achei perfeita. Tem uns poucos erros de revisão, mas nada que atrapalhe.

Para concluir devo dizer que o livro é bom sim, mas um pouco enrolado. Quem é distraído se perde. A história é boa e recomendo para quem quer entender um pouco o que se passa na cabeça dos garotos. rs

Nota Final:   (3,5)

Beijos

17 comentários:

Anônimo disse...

Eu to pra ler esse livro e fiquei um pouco decepcionado agora. Com essa capa e a diagramação tinha ficado super animado.

Mas enfim, é claro o objetivo de não colocar o nome, mas... sei lá, o nome nos aproxima mais do personagem.

Que pena que o livro é assim tão enrolado, vou ler com atenção. :/

Beijos,

@minha_estante - Minha Estante

Aione Simões disse...

Oi Meire!
Fiquei surpresa em ver sua nota final pro livro, já que a resenha não me pareceu tão animadora assim hehe!
Apesar dos pesares, o livro deve ser interessante por isso de ver o que se passa na cabeça dos meninos!
Beijos!

Momentos de leitura disse...

Legal sua resenha! Comprei o livro mais ainda não li. 1° visita ao Blog, e gostei muito...
Seguindo))))

Visite o Momentos de leitura.
http://pollymomentos.blogspot.com/

Esmalte de Morango disse...

Aione: Era 3,5 (errei na conta) haha

Pabline disse...

Tô com esse livro aqui em casa, pretendo ler ele nessa minha ferias de vestibular :P
Realmente, sua conta nas estrelinhas ficou errada sahusahsuhsua
Um... O livro é grossinhos né, tô com um pé atrás em relação à leitura, mas vou ler sim.
BJ!

-Amigas Entre Livros-

Beatriz Ramos disse...

Eu quero ler o livro, até porque gosto muito do Federico :)


Beatriz Ramos - @letrasefolhas
http://letrasefolhas.blogspot.com

Amanda Faustino disse...

Esse lance de o personagem não ter nome, eu acho que é porque os autores basearam neles. Sei lá. E não queriam colocar outro nome. Pra mim é isso. rs
Tô super afim de ler esse livro. Eu vou começar em breve, ele tá lá pelos últimos, por ser grande. kk

Beijos, Book and Cupcake.

Poliana Araújo disse...

Nossa, agor fiquei bem mais curiosa pra eler este livro, adoro livros escritos por garotos, entender um pouco sobre ele, sei lá kkkkk
Território das garotas
@territoriodg
Bjss *-*
http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

Danzinha disse...

O livro chegou aqui em casa esses dias, eu me apaixonei pela capa, mas depois de algumas resenhas um pouco pessimistas fiquei com medo aushaushaush. mas, vou ler logo!

Beijos

Amigas entre livros

Luis Fernando disse...

Não sei se o livro é bom, mas vou tentar dar uma chance para ele, um dia talvez :) Resenha legal, mas a nota em números não corresponde à nota e estrelas.... até mais cabeça de alga :D

Fernando

http://nerdliterario.blogspot.com/

Esmalte de Morango disse...

A nota em números corresponde sim com a nota em estrelas. 3 estrelas mais metade de uma = 3,5. Entendeste?

Beatriz Gosmin disse...

Personagens monótomos me irritam, mas pelo que você disse o livro não é tão ruim.

Logo o lerei, espero gostar bastante!

Beijos
Bia | Blog Livros e Atitudes

Déborah Kretli disse...

Eu estou louca para ler esse livro, e a sua resenha só me fez querer lê-lo mais...
Eu me encantei pela primeira vez que eu vi a capa, sem saber quem tinha escrito ou de que editora era.
Adorei.
Parabéns!

Unknown disse...

Ótima resenha, quero ler o meu livro logo, agora fiquei ainda mais ansioso. Mas todo mundo fala que o livro é muita enrolação, mas como tenho que ler ele de qualquer maneira...

Seguindo o seu blog =]
http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

Sylvia Cheleiro disse...

Só tenho ouvido falar bem desse livro,é um livro diferente pelo que já li, dizem que o personagem não tem nome e quem narra é o próprio rapaz qdo eu estou acostumada a ser sempre uma mocinha a fazer isso, por isso fiquei muito curiosa e não vejo a hora de lê-lo.
bjocas.

Unknown disse...

hummm parece ser mtooo bom o livro... Quero ler!!

Francyelly Moura disse...

Eu nunca fui animada para ler esse livro...
Primeiro porque eu acho que esses meninos colírios são super bobos, e como viu a "faminha" (não sei nem de onde surgiu um bando de meninas que admiram meninos que não fazem nada) estava acabando, foi se aproveitar disso e escrever o livro =/ Sua resenha confirma minha teoria! Mas até que as pré-adolescentes deverão gostar... Gosto daqueles livros de auto-ajuda que ensinam o óbvio pra conquistar, até pensei que fosse mais ou menos assim, mas é pior...
Desculpe, mas é só minha opinião xD

http://leitoracompulsiva1.blogspot.com/