26 dezembro 2011

Resenha: O Maravilhoso Mágico de Oz - L. Frank Baum

Livro: O Maravilhoso Mágico de Oz
Autor: L. Frank Baum (Lyman Frank Baum)
Editora: Martin Claret
Páginas: 168

Sinopse:  A casa de uma menina que vive no interior do Kansas é envolvida por um tornado, sendo transportada para a Terra de Oz,  Dorothy se aventura pelo colorido e novo mundo que acaba de descobrir. Tentando voltar para casa conhece pelo caminho um espantalho, um leão e um homem de lata, os quatro se unem, para encontrar o Mágico de Oz, que poderá realizar os seus mais íntimos desejos. A historia do Mágico de Oz é bastante conhecida por todo o mundo.


Sempre tive uma imensa curiosidade em ler O Mágico de Oz, desde o momento em que fiquei sabendo que a música Over the Rainbow fazia parte do musical baseado na obra. Sendo assim, em parceria com a Editora Martin Claret  resolvi matar logo a curiosidade e solicitei o livro a editora.

Dorothy é uma garotinha (que não cita no livro, mas acretido ter uns 6 anos) que vive no Kansas, um lugar cinza, não muito alegre com sua tia Em, seu tio Henry e é claro o seu cãozinho Totó. Certo dia um grande tornado leva a sua casa para uma terra estranha mais ao mesmo tempo bonita chamada a Terra de Oz. Mas a casa de Dorothy ao pousar nesse lugar mágico acaba matando a Bruxa do Leste e o povo que lá habita (os Munchkins), acabam declarando-a como heroína e libertadora deles.

Porém Dorothy não quer permanecer na Terra de Oz, embora seja bastante bonita ela quer voltar para sua casa, para rever sua Tia Em e seu Tio Henry. Sendo assim, Dorothy embarca em uma jornada para a Cidade de Esmeralda, para encontrar o grande Oz e pedi-lo para que a mande de volta para casa. No caminho encontra com um Espantalho, um Homem de Lata e um Leão Covarde que também querem seus desejos realizados por Oz. Mas nem tudo é tão simples quanto pensam...

Com a linguagem super fácil e clara, L. Frank Baum nos leva para um mundo lindo de imaginação. O que as pessoas são capazes de fazer para realizarem seus sonhos? Foi essa a lição que aprendi com o livro. 
Baum conseguiu construir um mundo fantástico. Várias vezes me peguei imaginando como é a tal Terra de Oz e como são os tais Munchkins. Em um mundo onde cada direção é governada por uma bruxa, como é que o povo fica nessa situação?
Claro é só um  livro, porém para um livro destinado a crianças, achei um tanto quanto macabro. Como pode falar explicitamente que um suposto Homem de Lata cortou a cabeça de um animal? Mesmo que fosse para a salvar a vida de um rato. É para crianças!

Gostei muito dos personagens que Baum criou. O Espantalho que fazia de tudo para ter um cérebro - mesmo sendo bastante inteligente, o Homem de Lata de queria voltar a ter um coração – pois queria voltar a amar, o Leão Covarde que queria ser como toda fera - ter coragem e Dorothy, garotinha meiga que faz de tudo por seus amigos.

Embora tenha gostado bastante da obra que Baum nos apresenta, achei um tanto quanto previsível. Tudo bem que o livro só tem 168 páginas e é literatura infantil, mas achei poderia ter um pouco mais de suspense. Não ser tão óbvio. Em suma, gostei muito da obra e é um livro que embora tenha um pouco de violência certamente no futuro lerei para meus sobrinhos e quem sabe... até filhos. 


Nota Final: 
Beijos

4 comentários:

Jacqueline Braga disse...

Ai é tão fofo esse livro. Eu li já faz um tempão, nem lembro direito da hitória, mas a resenha serviu para refrescar minha memória.
Deu vontade de reler tudo.
Quero comprar o livro, para poder ler para meu filho.
Bjos

Jack
www.mybooklit.blogspot.com

Unknown disse...

Gostei muito da resenha, o livro parece ser bem interessante, mas não faz muito o meu tipo de leitura kkkk. Mas já li essa história, não por esse livro. Mas pelo que estou vendo a Martin Claret investiu pesado em todas as suas obras, curti a capa.

Abraços
http://entrepaginasdelivros.blogspot.com/

Luis Fernando Turozi Mausson disse...

Oi Meire, eu só vi o livro, não li... e acho que não pretendo ler.. eu acho, não tenho certeza !! Vou pensar a respeito. Mas com a sua resenha, deu vontade de ler !! :D

Fernando

http://nerdliterario.blogspot.com/

Marli Carmen disse...

Meire, que fofo o livro...eu gostei do que vc escreveu...Adorei a capa!!!Beijinhos